Município intensifica busca ativa de pacientes com tuberculose | Boqnews
Foto: Divulgação

Santos

17 DE NOVEMBRO DE 2015

Siga-nos no Google Notícias!

Município intensifica busca ativa de pacientes com tuberculose

Munícipes com tosse há mais de três semanas devem ir à policlínica para fazer o exame de escarro

Por: PMS
Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

tuberculose Em alusão ao Dia Nacional de Combate à Tuberculose, comemorado nesta terça-feira (17), a Secretaria de Saúde intensifica, durante todo o mês, a busca ativa de pacientes com sintomas da doença nas policlínicas. O objetivo é que cada unidade faça a coleta de escarro de 1% da sua população de abrangência, visando diagnóstico precoce e tratamento adequado.

Munícipes com tosse há mais de três semanas devem ir à policlínica mais próxima de sua residência para fazer o exame de escarro (baciloscopia). Quem apresentar a doença é encaminhado para tratamento no próprio local.

A Cidade conta também com um Ambulatório de Referência Regional em Tuberculose Multiresistente (Rua General Câmara, 507), ligado à Coordenadoria de Controle de Doenças Infectocontagiosas. Em 2014 foram registrados 426 casos, dos quais 333 novos.

Sintomas
Doença infectocontagiosa causada por bactéria que afeta principalmente os pulmões. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa e é propagada pelo ar. Os sinais e sintomas mais frequentes são tosse, cansaço excessivo, febre baixa geralmente à tarde, muito suor à noite, falta de apetite, palidez, emagrecimento acentuado, rouquidão, fraqueza e prostração.
Para prevenir, é necessário imunizar crianças no primeiro mês de vida com a vacina BCG e fazer a busca ativa em pessoas que têm contato com o doente.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.