Novembro Azul alerta homens sobre o câncer de próstata | Boqnews
Divulgação

Saúde

01 DE NOVEMBRO DE 2022

Siga-nos no Google Notícias!

Novembro Azul alerta homens sobre o câncer de próstata

Campanha Novembro Azul incentiva homens a realizar exames, prevenindo a doença e aumentando as chances de cura do câncer de próstata

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O mês dedicado aos homens tem início com um alerta: o câncer de próstata é a segunda principal causa de óbitos e a mais comum entre os homens em todo mundo.

No entanto, os dados revelam uma triste realidade.

Por fim, todos os anos, cerca de 65 mil brasileiros recebem o diagnóstico de câncer de próstata e 16 mil morrem da doença.

Assim, com o título Saúde também é papo de Homem, a Campanha Novembro Azul projeta luz nesses números alarmantes e ressalta a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.

“São números assustadores. Estamos diante de uma realidade triste que deixa claro a necessidade e a importância de abordar o assunto com mais naturalidade e sem tabus. Infelizmente, o preconceito ainda é o grande vilão dos homens”, afirma Fábio Atz Guino, médico urologista e proprietário do Atz Day Hospital.

Dessa forma, assim como o Novembro Azul destaca o câncer de próstata, para o médico deve – se conscientizar e chamar a atenção sobre os cuidados com a saúde masculina.

“O homem não é só a próstata”, afirma.

Assim, é fundamental falar sobre saúde

“Falar sobre sua saúde envolve tudo, por isso a prevenção pode começar desde cedo”.

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e, quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, o que dificulta a cura.

“O câncer de próstata é um dos cânceres mais curáveis que existem. O principal fator para manter essa taxa é o diagnóstico precoce com os exames de rastreamento, que incluem o exame físico, através do toque retal e a dosagem de PSA, feita através da coleta de sangue”, enfatiza o médico.

O que é a próstata

É uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

 

O que é o Câncer de próstata

É a multiplicação desordenada de células da próstata. No Brasil é o segundo tipo de câncer mais frequente nos homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma.

Principais sintomas

Dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência, presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Tratamento

O tipo de tratamento vai depender do estágio da doença em cada paciente.

Fatores de risco

Histórico familiar: pai, irmão e tio – Raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer e obesidade.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.