Número de obesos no país cresce e preocupa especialistas | Boqnews
Foto: Divulgação

Alerta

08 DE OUTUBRO DE 2015

Siga-nos no Google Notícias!

Número de obesos no país cresce e preocupa especialistas

O próximo dia 11 de outubro será marcado pelo Dia Nacional de Prevenção da Obesidade

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

obezite-730x487O próximo dia 11 de outubro será marcado pelo Dia Nacional de Prevenção da Obesidade. A data serve para conscientizar a população sobre a importância de uma dieta adequada e de atividades físicas regulares. A iniciativa é necessária, já que segundo o Ministério da Saúde, neste ano, o índice de brasileiros acima do peso aumentou para 52,5% da população (acima de 18 anos), tendo, entre eles, 17,9% de pessoas obesas.

Ainda segundo o levantamento, em 2013 50,8% dos brasileiros estavam com sobrepeso, tendo entre eles, 17,5% de obesos.  O endocrinologista Ivan Cesar Correia de Sousa afirma que o problema atingiu um nível epidêmico no País e que já são necessárias ações imediatas de prevenção à obesidade.

“Caso o quadro atual não mude, a população tende a se tornar mais obesa nos próximos anos aqui no Brasil. Tenho atendido mais jovens acima do peso em meu consultório”, alerta o médico e membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).

A obesidade é uma doença e os riscos à saúde são diversos, como hipertensão, diabetes, problemas respiratórios, doenças cardiovasculares, aumento da incidência de câncer, entre outros. O lado emocional também apresenta reflexos, gerando ansiedade, perda da autoestima, alterações do comportamento alimentar e, em casos mais graves, até depressão.

“A conscientização é o melhor caminho para a obesidade. Com informação, as pessoas se alimentam melhor, acrescentando hortaliças na dieta, e reforçando a atividade física, um dos fatores determinantes para uma vida mais saudável”, diz Ivan Cesar, que acrescenta: “Beber água e ter uma boa noite de sono também são mudanças que fazem a diferença”.

 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.