Pilates ajuda no tratamento de incontinência urinária | Boqnews
Foto: Divulgação

Saúde

15 DE DEZEMBRO DE 2015

Siga-nos no Google Notícias!

Pilates ajuda no tratamento de incontinência urinária

Enfraquecimento das estruturas da pele e aumento da pressão no abdômen podem influenciar o surgimento da incontinência

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

pilatesVocê notou que a sua frequência ao banheiro aumentou no final da gravidez? Isso ocorre porque o útero está mais dilatado, o peso do bebê tende comprimir a bexiga fazendo com que consiga armazenar menos líquido. Dependendo do caso a urina pode até vazar se a gestante faz algum esforço forte ou inesperado, como espirrar ou tossir. Para muitas gestantes essa é uma situação muito frequente e constrangedora. Esse vazamento é denominado de incontinência urinária.

Uma pesquisa feita pela a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e o Instituto Lado a Lado pela Vida apontou que o problema atinge principalmente mulheres após a menopausa, quando 35% delas sofrem de incontinência urinária ao fazer algum esforço. E, segundo o estudo, 40% das gestantes vão apresentar um ou mais episódios de incontinência urinária durante a gestação ou logo após o parto.

Diversos fatores podem influenciar o surgimento da incontinência como enfraquecimento das estruturas da pele, aumento da pressão no abdômen devido ao crescimento, alterações hormonais na gestação e posição do bebê.

Driblando a incontinência urinária com Pilates
As futuras mães podem ficar tranquilas! A perda do controle da bexiga não é uma e doença e pode ser amenizada fazendo aulas de Pilates na gestação, por exemplo. Segundo a fisioterapeuta e instrutora de pilates, Mariana Novaes, os exercícios realizados no Pilates fortalece a região do assoalho pélvico (períneo) e os músculos que sustentam o aparelho reprodutor ao urinário. “Os exercícios aplicados trabalham mais as regiões do abdômen e pélvica, especialmente o períneo (área entre o ânus e a uretra).

As gestantes que já adotaram o pilates na sua rotina têm menos chances de desenvolver este problema, já que os exercícios do pilates fortalecem a região pélvica. “A gestante deve fazer uma avaliação para que seja avaliado o grau de força do assoalho pélvico e desta forma os exercícios de contrair e relaxar possam ser inseridos no programa de atividades nas aulas de Pilates”, afirma a fisioterapeuta.

O Pilates também trabalha o centro de força que inicia na base das costelas até a região inferior da pelve. A contração muscular realizada durante os movimentos também age na pelve fortalecendo a musculatura. “Os exercícios do Pilates não agem somente na prevenção e tratamento da incontinência urinária como também melhora o condicionamento físico”, ressalta Mariana.

A mulher irá ganhar outros benefícios além do condicionamento físico, controlar o peso, bem estar e ajuda na hora do trabalho de parto. “O útero se contrai para empurrar o bebê para o canal vaginal durante o parto normal. Se a mãe tem um abdômen forte pode facilitar o nascimento do bebê. Antes de o bebê nascer também há um relaxamento do períneo permitindo a passagem da criança”, comenta a especialista.

Se você nunca praticou Pilates, procure um estúdio com profissionais qualificados experientes e equipamentos de qualidade e permita-se conhecer essa técnica que com certeza lhe trará muitos benefícios no decorrer da vida.”, aconselha a fisioterapeuta.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.