Problemas de mordida podem afetar digestão e respiração | Boqnews
Foto: Divulgação

Saúde bucal

04 DE JULHO DE 2019

Siga-nos no Google Notícias!

Problemas de mordida podem afetar digestão e respiração

Ortodontista explica quais os indicativos mais “incomuns” para o uso de aparelho dentário

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

As pessoas costumam acreditar que quem tem sorriso bonito não precisa usar aparelho ortodôntico, mas estão erradas.

Apesar da estética ser a principal motivação da procura pelo tratamento, como em casos de dentes tortos e encavalados ou espaçamento, existem alguns sinais “ocultos”, que se não forem tratados rapidamente, podem causar sérios problemas na saúde bucal.

De acordo com ortodontista Cláudio Figueiredo, chega um grande número de pacientes no consultório que confessam ter atrasado a visita a um profissional não somente pela falta de informação, mas também porque acreditam haver muito desconforto por traz de um aparelho dentário.

“Uma coisa que eu ouço muito é ‘mas usar aparelho agora? Depois de mais velho? Não quero ter que lidar com as borrachinhas coloridas ou ficar com o sorriso metalizado’. Hoje em dia, já existem aparelhos modernos que otimizam a correção da má oclusão”, explicou.

O aparelho autoligado estético, diferentemente do tradicional aparelho com borrachinha, oferece tratamento 40% mais rápido, mais discreto e com um desempenho satisfatório.

Segundo Figueiredo, é indicado para quem quer corrigir as imperfeições e melhorar a saúde em pouco tempo.

Entenda a diferença entre aparelho autoligado x convencional.

“As pessoas não podem deixar de visitar um ortodontista, caso desconfiem que tenham algum problema de má oclusão. Os problemas de mordida, por exemplo, são sérios, porque interferem diretamente na saúde do paciente. Quem tem mordida cruzada, profunda ou aberta devem usar aparelho fixo para facilitar a mastigação, digestão, respiração e dicção, que são prejudicadas por esse tipo de oclusão. Além disso, é comum que os pacientes apresentem desgastes nos dentes e fraturas dentárias”, disse.

O profissional alerta que esse tipo de problema também pode dificultar a higienização, o que faz o quadro clínico agravar com o possível surgimento de cáries e gengivite.

Como identificar o problema?

Observar dificuldades na fala, respiração e mastigação é o primeiro passo.

Conforme o profissional, quem desconfiar de más oclusões podem ir em frente ao espelho e analisar a arcada dentária.

Caso os dentes inferiores sejam distantes dos superiores, a arcada não seja alinhada, os dentes superiores ficarem muito à frente dos inferiores, os dentes de cima estiverem encaixando atrás dos dentes debaixo, pode ser um sinal de que há a necessidade do uso de aparelho dentário.

Bruxismo e o desgaste irregular de dentes são motivos de visita a especialistas.

Ao apresentar qualquer um desses sintomas, a pessoa deve procurar um ortodontista o mais rápido possível, para minimizar a chance de possíveis problemas.

“Muitas vezes, o sinal pode ser praticamente imperceptível, então é bom manter a regularidade na visita ao profissional. Recomendo que todos se consultem de seis em seis meses para conferir problemas nos dentes. É possível pedir para o profissional, neste momento, para conferir se há algum problema quanto ao alinhamento ou mordida. O ortodontista também vai poder indicar o melhor tipo de aparelho ortodôntico para cada necessidade”, finalizou.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.