Chamar a atenção da população para o tema e incentivar a testagem para diagnóstico e tratamento precoce da hepatite. Esse é objetivo da programação especial que a Secretaria Municipal de Saúde de Santos realiza a partir de segunda-feira (28), Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais.
Até sexta-feira (1º de agosto), a equipe da secretaria estará fazendo abordagem e oferecendo a realização do teste rápido. Trate-se de um exame de triagem, cujo resultado sai em torno de 20 minutos.
“Quem nunca fez esse exame deve fazer, independente de estar entre os grupos de maior risco, sobretudo quem tem acima de 40 anos. Esse é o público que mais temos atendido aqui no nosso serviço, justamente porque antigamente não havia o controle que há hoje em termos de transfusão de sangue, esterilização em aparelhos de dentistas, e nem a vacina contra a hepatite B”, destaca a chefe do Centro de Referência em Tratamento de Aids e Hepatites, Neide Gravato da Silva.
Nas unidades
Todos pacientes com alterações nos exames são encaminhados ao ambulatório municipal, no Centro de Referência (Rua Silva Jardim, 94, Vila Mathias), para confirmação de diagnóstico. No local é feito todo acompanhamento com equipe multidisciplinar. Quando necessário, o tratamento é garantido pelo SUS. O objetivo é evitar a evolução para formas mais graves da doença, que inclui a cirrose e câncer de fígado, por isso o diagnóstico precoce e fundamental.
Independente das campanhas de mobilização, os exames convencionais podem ser feitos nas unidades básicas e de saúde da família dos bairros o ano inteiro, onde também estão disponíveis preservativos.
O resultado fica pronto em até 10 dias. Há também a opção de procurar o Centro de Testagem e Aconselhamento. Não é necessário jejum. O atendimento é sigiloso.
Vacinas
O Programa Nacional de Imunização garante vacina contra hepatite B para grupos vulneráveis e todas as pessoas com até 49 anos. Basta procurar a unidade de saúde do bairro, com documento de identidade. Dúvidas por ser esclarecidas pelo telefone 3229-8797.
O que é?
A hepatite é uma inflamação do fígado. No Brasil as mais comuns são causadas pelo vírus A, B e C. Os dois últimos tipos podem ser transmitidos pelo contato com o sangue contaminado, relação sexual desprotegida, uso de drogas com compartilhamento de materiais e materiais perfurocortantes – como os usados em salões de beleza, estúdios de tatuagens ou mesmo no dentista, entre outras formas.
Cronograma da testagem rápida:
Dia 28, segunda-feira – o dia inteiro
Centro de Testagem e Aconselhamento (Rua Silva Jardim, 94)
Dia 29, terça-feira
Centro de Testagem e Aconselhamento – das 8 às 12 horas
UBS Rádio Clube – das 13h às 18h
Dia 30, quarta-feira
USF Caruara – das 8 às 12 horas
USF Monte Cabrão – das 13 às 17 horas
Dia 31, quinta-feira
Centro de Testagem e Aconselhamento – das 8h às 12h
UBS Embaré – das 12 às 18 horas
Dia 1º agosto
O dia inteiro Centro de Testagem e Aconselhamento