Retirando as impurezas | Boqnews

Vida +

24 DE MARÇO DE 2008

Siga-nos no Google Notícias!

Retirando as impurezas

O sorriso branco perfeito e o bom hálito são resultado de vários pequenos cuidados que deve-se ter com a boca. Escovar os dentes é apenas o primeiro passo de uma higienização correta e não significa que os dentes ficarão sempre brancos, pois existem vários outros motivos que interferem na qualidade da saúde bucal. De acordo […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}


O sorriso branco perfeito e o bom hálito são resultado de vários pequenos cuidados que deve-se ter com a boca. Escovar os dentes é apenas o primeiro passo de uma higienização correta e não significa que os dentes ficarão sempre brancos, pois existem vários outros motivos que interferem na qualidade da saúde bucal.


De acordo com a dentista Maria José Silveira da Silva, limpeza e clareamento são procedimentos diferentes. “É comum os pacientes confundirem”, explica.


O clareamento é a alternativa que complementa os cuidados básicos com a boca e tira ou ameniza manchas que surgem nos dentes. Os dois tipos mais comuns são os caseiros e os que são feitos no consultório dentário.


O clareamento caseiro, escolhido por muitos pacientes, usa um gel oxidante aplicado em um molde de plástico durante, pelo menos, seis horas. Geralmente, o dentista aconselha o paciente a usar o produto enquanto dorme. Mesmo sendo caseiro, é indispensável a orientação de um profissional.


No consultório, o clareamento a laser é mais rápido e com poucas sessões o paciente pode ter o resultado esperado.


As manchas dentais podem ocorrer por vários fatores como trauma na dentição, antibióticos e excesso ou falta de flúor, por exemplo. Mas as queixas sobre as manchas são comuns quando associadas ao consumo de café, chás e uso de cigarro.


Este tipo de mudança na cor está associada à presença de tártaro nos dentes. Segundo Maria José, as ligadas a hábitos alimentares não são necessariamente manchas. “Esses alimentos dão cor ao tártaro que já está formado, por isso parecem manchas”.


Má alimentação, excesso de doces, falta de escovação ou até mesmo escovar os dentes da forma errada são condições suficientes para o surgimento da placa bacteriana que tem o açúcar como nutriente fundamental da sua alimentação.


De acordo com a dentista, a placa se forma logo após a mastigação de qualquer alimento. Mas na correria do dia-a-dia, nem sempre é possível escovar os dentes depois de comer um brigadeiro, uma bala ou um biscoito. É nesse momento que as bactérias S. Mutans começam a trabalhar e a criar a placa que pode ser removida quando dentes são escovados corretamente e quando se usa o fio-dental.


“Para retirar as placas, é muito comum o dentista usar uma pastilha, que marca com pontos avermelhados os locais onde elas estão e passar o jato de bicarbonato”, explica a dentista.


Quando a placa não é removida com a escova de dentes, os restos de comida se acumulam e se transformam no tártaro. Neste caso, afirma a dentista, é necessária uma limpeza profissional, que é feita por meio de raspagem dos dentes.


A dica da dentista é sempre escovar corretamente os dentes após comer, usar o fio-dental diariamente, manter uma alimentação saudável e consultar o profissional pelo menos semestralmente.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.