Saiba o que é alimentação funcional e seus benefícios à saúde | Boqnews
Arquivo Pessol/ nutricionista Karina Simas

Alimentação

14 DE MAIO DE 2016

Siga-nos no Google Notícias!

Saiba o que é alimentação funcional e seus benefícios à saúde

Descubra também quais alimentos são tidos como saudáveis mas que devem ser evitados

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Muito se fala sobre alimentação funcional e seus benefícios à saúde, porém o assunto ainda é considerado novo e provoca dúvidas. Afinal, ao tratar-se de comida funcional é necessário pensar na escolha, origem e modo de preparo da mesma.

A lista de variedade de alimentos benéficos é grande, mas de acordo com a nutricionista Karina Simas, para a refeição ser realmente funcional a pessoa deve analisar muitos aspectos que, às vezes, são esquecidos na execução de pratos do dia a dia. “A escolha do tipo da panela, por exemplo, é um dos pontos levados em consideração ao falarmos de nutrição funcional”, ressalta a especialista. “Tomamos cuidado com todo o preparo, incluindo o processo de congelamento, para que o alimento tenha a maior preservação de nutrientes e compostos que trazem benefícios à saúde ”.
fotos alimentação funcional De acordo com Karina, todos os alimentos que podem ajudar no funcionamento do organismo são chamados de funcionais. “Mas para que você tenha acesso aos benefícios, o corpo precisa de um intestino funcionante. E este ainda é fundamental para a saúde cerebral, porque existe conexão entre intestino e cérebro”, salienta. “As pessoas têm muitos sintomas que não conseguem associar com a má alimentação. A falta de nutrientes pode acarretar em vários problemas”.

quadro alimentação funcional A biomassa de banana verde, neste caso, pode ser uma aliada à saúde do intestino, melhorando o seu funcionamento. “A biomassa não tem gosto. Pode ser utilizada em molhos, sucos, vitaminas e outras preparações doces ou salgadas e assim você agrega prebióticos, que são comidinhas para as bactérias do bem do intestino”, explica.

O que é saudável?
Ao escolher um estilo de vida mais regrado na alimentação, muitas dúvidas surgem sobre o que é saudável ou não. Alguns alimentos popularmente conhecidos neste segmento, como o peito de peru e o pão de forma integral, talvez não sejam boas escolhas e podem ter seu consumo reduzido ou substituído. “Alimentar-se de forma saudável é optar por comidas naturais. Tudo aquilo que a natureza nos dá é o melhor para consumirmos. Quanto menos produto químico, melhor”, ressalta.

No quadro ao lado, confira alguns alimentos popularmente conhecidos como saudáveis, mas que não na realidade não são.

Aula funcional
No quarta-feira (18), das 18h30 às 21h30, a nutricionista Karina ministra a oficina culinária de patês e manteigas funcionais. Inscrições custam R$ 80 e podem ser feitas pelo e-mail [email protected].

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.