Saiba quais problemas de coluna o pilates ajuda a tratar | Boqnews
Foto: Divulgação

Exercícios

04 DE JANEIRO DE 2016

Siga-nos no Google Notícias!

Saiba quais problemas de coluna o pilates ajuda a tratar

Atividades feitas nas aulas de Pilates com o acompanhamento profissional irão melhorar a recuperação

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
Conforme o aluno desenvolve um condicionamento físico e força as chances de sofrer com uma postura inadequada e dores na coluna diminuem

Conforme o aluno desenvolve um condicionamento físico e força as chances de sofrer com uma postura inadequada e dores na coluna diminuem

Quem tem problema na coluna pode ter algumas restrições para praticar atividade física. Entretanto, se movimentar e fazer exercícios físicos faz bem à saúde e podem amenizar a dor. Entre as técnicas permitidas para quem sofre de doenças na coluna é o Pilates.

Segundo a Mariana Novaes, fisioterapeuta e instrutora de pilates do Fit Body Pilates Spa & Estética, o Pilates é uma técnica que estimula o fortalecimento e alongamento do corpo, assim como proporciona uma postura adequada e alinhamento articular através do fortalecimento da musculatura estabilizadora. “O Pilates pode ser feito por quem tem problemas de coluna como Desvios posturais (Cifose,Lordose, Escoliose), Espondilólise, Hérnia de Disco, Protusão discal e também para fortalecer a lombar e prevenir o surgimento de novas doenças”, explica.

As atividades feitas nas aulas de Pilates com o acompanhamento do fisioterapeuta irá trabalhar técnicas diferenciadas de acordo com a necessidade do aluno. “Os exercícios feito no solo ou no aparelho promovem o ganho de força muscular, alongamento e resistência da musculatura global da coluna que tem a função de estabilização e manter uma boa postura”, afirma a fisioterapeuta.

Conforme o aluno desenvolve um condicionamento físico e força as chances de sofrer com uma postura inadequada e dores na coluna diminuem. Além disso, uma das vantagens do Pilates é que ele pode ser praticado por qualquer pessoa de qualquer faixa etária. “Antes de iniciar os exercícios, principalmente para quem já apresenta dor na coluna, é fundamental uma avaliação física de um profissional qualificado”, comenta Mariana.

Pilates para Coluna

Confira alguns exercícios que podem ser feitos na aula de Pilates pra prevenir problemas na coluna e aliviar a dor:

Desvios Posturais

Escoliose

o desvio pode ser na coluna lombar ou na torácica. No caso de lombar, o exercício irá fortalecer o abdômen. O aluno irá se deitar no colchonete e apoiar as mãos embaixo das costas, na região lombar. Os joelhos devem permanecer unidos e flexionados para realizar os movimentos de abdominal. Já na torácica é importante fortalecer as costas. Sentado na cadeira com pesos na mão, encoste o tronco nas coxas e faça o movimento com os braços semiestendidos. 

Cifose

Para alongar o peitoral o aluno deve permanecer na cadeira com os braços estendidos na altura do ombro e forçá-los para trás aproximando as mãos atrás das costas. 

Lordose

O aluno deve ficar deitado no colchonete e apoiar as mãos em baixo das costas, na região lombar. Os joelhos devem estar unidos e flexionados para fazer o abdominal e aproximar os joelhos do peito.

Hérnia de Disco

Este exercício é feito para reeducar a postura. As pernas devem permanecer afastadas. Inspire e ao expirar levante os braços e deixe-os erguidos na altura dos ombros. Inspire e ao expirar contraia o abdômen e curve a parte superior das costas para frente deixando a lombar reta e não se esqueça de relaxar o pescoço.

 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.