Santa Casa de Santos inaugura ala infantil para o SUS | Boqnews
Foto: Divulgação

Vida +

13 DE DEZEMBRO DE 2022

Santa Casa de Santos inaugura ala infantil para o SUS

Unidade da Santa Casa oferece 40 leitos dedicados às especialidades pediátricas atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS)

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O atendimento infantil da Baixada Santista ganhará um equipamento importante nos próximos dias, com a entrega da nova unidade de internação da Pediatria do SUS da Santa Casa de Santos.

Desta forma, a inauguração das novas instalações dedicadas ao Sistema Único de Saúde acontece nesta sexta (16), às 18h, com a presença de autoridades da região.

Assim, na mesma data, a Santa Casa de Santos também entregará uma nova sala para exames de Raio X.

Portanto, com um dos equipamentos mais avançados do segmento, ampliando a capacidade do serviço que atende pacientes do SUS, convênios e particulares.

Segundo o provedor da irmandade, Ariovaldo Feliciano, as novas instalações seguem o “Padrão Santa Casa” instituído pela atual gestão.

Assim, fazem parte do projeto de modernização do hospital, visando o melhor atendimento a todos os pacientes.

A nova ala infantil está localizada no 3º andar, ala D, e possui 40 leitos de internação contratualizados pelo SUS para atendimento às crianças de zero a 12 anos.

Portanto, estes leitos estão distribuídos em 14 quartos climatizados e com banheiros, oferecendo maior conforto também aos familiares e acompanhantes.

A unidade também conta com uma brinquedoteca instalada no espaço do solarium, que é o grande destaque da obra.

No local, onde os pequenos pacientes podem se entreter durante o período de internação, com o acompanhamento da equipe de pedagogia hospitalar.

Para otimização do atendimento da equipe assistencial

A estrutura dispõe de sala adaptada para banho, sala de procedimentos, sala para medicação, vestiários masculinos e femininos.

Além disso, existe copa, rouparia, arsenal e posto de enfermagem.

Importante destacar que a antiga ala infantil do SUS funcionava no 1ºD da Santa Casa há mais de 20 anos.

O local apresentava diversas necessidades de intervenções estruturais.

Assim, esta questão foi objeto de especial atenção do provedor Ariovaldo Feliciano, fazendo com que as obras para transferência das instalações para a nova unidade no 3ºD fossem priorizadas.

Dessa forma, oferecer atendimento adequado e humanizado às crianças e seus familiares.

 

Ampliação do Serviço de Raio X Central

 

Portanto, o novo equipamento instalado no Serviço de Raio X Central, localizado no 2ºF, a exemplo dos aparelhos do Pronto Socorro Particular e Traumatologia SUS.

Dessa forma, conta com alta tecnologia para aquisição de imagens radiológicas.

No entanto, seu receptor DR e software são capazes de captar e revelar imagens em até 2 segundos após o disparo do feixe de radiação ionizante.

Além disso,  sua mesa basculante permite a realização segura de todos os exames da radiologia convencional com alta qualidade.

Não bastasse, sala planejada para a instalação do equipamento foi reestruturada de acordo com os padrões de acessibilidade.

O local conta com espaço adequado para atendimento de pacientes acamados, em macas ou cadeira de rodas, sem a necessidade de  adaptação.

A cabine de comando possui interruptores que possibilitam adequar a claridade durante os exames.

Trata-se de uma condição importante para uma análise perfeita do ponto onde o paciente será irradiado para posterior avaliação da imagem sem que a claridade atrapalhe o processo de análise.

Com essa aquisição atribuída à velocidade de revelação, o serviço de radiologia amplia a capacidade de atendimento em mais de 100%.

Além de agilizar a liberação do resultado, já que a revelação da imagem é imediata, sem necessidade do paciente aguardar análise para possível repetição.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.