Santos e Estado se unem em ação de combate à dengue em estação do VLT | Boqnews
Foto: Marcelo Martins/PMS

Vida +

25 DE ABRIL DE 2024

Siga-nos no Google Notícias!

Santos e Estado se unem em ação de combate à dengue em estação do VLT

Ação passou por estação do VLT

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A Secretaria de Saúde de Santos participou de uma ação de combate ao Aedes aegypti promovida pela Defesa Civil do Estado na manhã de quarta-feira (24), na estação Ana Costa do VLT.

Sendo assim, o objetivo foi conscientizar e frisar sobre como a população pode e deve ajudar na luta contra o mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana.

“Segundo nossos dados, 80% dos criadouros do mosquito estão dentro das residências. Essa ação estadual buscou conscientizar as pessoas sobre como elas conseguem combater o mosquito dentro de suas casas. Foram entregues panfletos com orientações e informações para que as pessoas possam compreender melhor como é a jornada do mosquito”, explica o diretor de comunicação da Defesa Civil do Estado de São Paulo, Capitão Farina.

Além de entregar panfletos e passar informações, a ação também levou larvas do mosquito para mostrar para a população, dessa forma ajudando na identificação.

Importância

O evento se somou ao trabalho que a cidade de Santos realiza durante todo o ano. “Sabemos que as pessoas estavam com pressa, mas pelo menos plantamos uma sementinha para que elas pensem sobre a situação da dengue. Quanto mais pessoas conscientizadas para evitar o criadouro do mosquito, melhor vai ser o entendimento de que aquilo é que vai salvar vidas”, conta Ana Paula Valeiras, chefe do Departamento de Vigilância em Saúde de Santos, que esteve presente com os agentes de combate a endemias do Município.

Sem a cooperação da população, será impossível combater o mosquito e conter o aumento dos casos de dengue na Cidade. Os munícipes devem abrir suas casas e auxiliar o trabalho dos agentes da prefeitura, é necessária uma mobilização social, diz Márcia Regina Delgado, da Coordenadoria do Controle de Doenças do Estado de São Paulo.

“Nunca vamos conseguir acabar com o mosquito, mas com a cooperação da população poderemos diminuir a infestação. Quanto menos mosquito circulando nós tivermos, menos doenças vamos ter”, completa.

Esta ação do Governo de São Paulo foi realizada por meio da Defesa Civil, Secretaria de Estado da Saúde (SES/SP) e Secretaria dos Transportes Metropolitanos, com apoio da EMTU, do consórcio BR Mobilidade e da Secretaria de Saúde de Santos.

Na quarta-feira (24), também ocorreu o 15º Mutirão de Combate ao Aedes aegypti de 2024 pela Prefeitura de Santos, no bairro Areia Branca. Houve a visitação de 1.255 imóveis e eliminação de 23 focos com larvas.

Entre os locais onde foram encontradas larvas estão ralo externo, balde, lata, tambor usado para captação da água da chuva e pratinho de planta. A Terracom é parceira da iniciativa, disponibilizando caminhão e 25 colaboradores para o recolhimento de materiais inservíveis, como pneus.

Os mutirões realizados no ano de 2024 em Santos já eliminaram 1.136 focos com larvas. Este ano, houve a confirmação de 1.301 casos de dengue e 38 de chikungunya no Município.

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.