Santos imuniza 14,9 mil pessoas contra a gripe em Dia D | Boqnews
dia d vacinação gripe

Vacinação

06 DE MAIO DE 2019

Siga-nos no Google Notícias!

Santos imuniza 14,9 mil pessoas contra a gripe em Dia D

O número é recorde em um dia só de imunização no Município. Vacina foi aplicada em quatro postos volantes, além das policlínicas

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Um total de 14.886 pessoas imunizadas. Esse foi o saldo do dia D da campanha de vacinação contra a gripe, realizado neste sábado (4) em 22 policlínicas e quatro postos volantes.

O número é recorde em um dia só de imunização no Município.

Com o resultado, Santos aplicou, desde 10 de abril, 55 mil doses.

A prioridade é vacinar crianças de 6 meses até 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), idosos (mais de 60 anos), pessoas com comorbidades (hipertensos, diabéticos etc.), profissionais de saúde, de segurança pública e do sistema prisional e professores.

Quem não conseguiu comparecer aos postos no dia D, pode ir até 31 de maio em uma das 30 policlínicas da Cidade. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

“Sempre tomo a vacina e tenho uma gripe a cada cinco ou seis anos. É muito eficaz”, disse a aposentada Mauriceia Ramos, de 69 anos.

O ambulante Isaías Pereira, 60, contou que é a segunda vez que se imuniza. “É prevenção e é gratuito. Depois que a casa cai, não adianta. Tem que tomar, não tem desculpa.”

A chefe de Departamento de Vigilância e Saúde, Ana Paula Valeiros, que acompanhou o dia D, destacou que, mesmo sem a carteira de vacinação, o munícipe pode comparecer aos postos, pois receberá um comprovante.

Ela declarou que não deve tomar a vacina quem possui alergia grave a ovo, histórico de anafilaxia ou quem teve Síndrome de Guillain-Barré até 30 dias após receber a dose anterior. Nessa condição, é necessária avaliação médica para liberação da dose.

A dose também não é indicada para pessoas com doenças febris agudas. Estas deverão adiar a aplicação até melhora do quadro.

A profissional informou que o público-alvo prioritário da campanha em Santos é formado por 131 mil pessoas. A meta é imunizar pelo menos 90% desta população (117 mil pessoas).

Segurança

A vacina é produzida pelo Instituto Butantan e protege contra os vírus A (H1N1), A (H3N2) e B (Victoria).

As doses são feitas de vírus inativos, fragmentados e purificados.

Portanto, não contêm vírus vivos e não causam a doença. Por isso, Ana Paula pede que todos que têm a indicação compareçam aos postos.

“As pessoas acham que as doenças mais graves diminuíram, mas foi por causa justamente da imunização. E, se não houver continuidade, as enfermidades voltam”.

Documentos

Para a vacinação, é preciso apresentar documento de identificação com foto (RG ou CNH, por exemplo) ou certidão de nascimento (no caso de crianças). E também crachá ou documento de identificação profissional (trabalhadores da saúde, de segurança, do sistema prisional e professores) Além disso, é preciso declaração ou receita médica dos últimos três meses para comprovar a doença crônica ou condição especial.

Também é recomendado levar carteira de vacinação e Cartão SUS.

Exemplo

Diante do número recorde de pessoas imunizadas em um único dia em Santos, o secretário de Saúde, Fábio Ferraz, entende que a campanha realizada na Cidade servirá de referência para outras localidades.

“A população compreendeu a importância da vacinação e é exemplo para a Região, o Estado e o Brasil na prevenção ao vírus”.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.