Saúde registra casos de infecção pela superbactéria KPC em São Paulo e no Paraná | Boqnews

Vida +

21 DE OUTUBRO DE 2010

Siga-nos no Google Notícias!

Saúde registra casos de infecção pela superbactéria KPC em São Paulo e no Paraná

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, informou nesta quarta (20) que também foram registrados casos de contaminação pela superbactéria Klebsiella pneumoniae carbapenemase (KPC) nos estados de São Paulo e do Paraná. Até agora, só se tinha notícia de infecções pela bactéria no Distrito Federal. A Secretaria de Saúde do Paraná informou que 21 casos […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, informou nesta quarta (20) que também foram registrados casos de contaminação pela superbactéria Klebsiella pneumoniae carbapenemase (KPC) nos estados de São Paulo e do Paraná. Até agora, só se tinha notícia de infecções pela bactéria no Distrito Federal.


A Secretaria de Saúde do Paraná informou que 21 casos da superbactéria foram confirmados na cidade de Londrina. Não há registro de morte. O balanço não inclui dados da capital, Curitiba.


A Secretaria de Saúde de São Paulo informou que não há surto da KPC no estado. Segundo o órgão paulista, não se registra casos isolados porque a notificação não é obrigatória. No entanto, o ministro Temporão afirmou que os casos devem ser comunicados.


“O que temos confirmado, até o momento, é a presença dessa bactéria específica no Distrito Federal, em São Paulo e no Paraná. Existem normas e regras que obrigam os hospitais a notificarem a presença de infecções hospitalares”, disse Temporão, após evento no Palácio do Planalto.


Os últimos dados da Secretaria de Saúde do Distrito Federal constataram 135 casos suspeitos de contaminação e 15 mortes relacionadas à infecção.


Para o ministro Temporão, a proliferação de superbactérias está ligada ao uso indiscriminado de antibióticos, que torna os micro-organismos resistentes à medicação. Segundo o ministro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deve finalizar na próxima sexta-feira (22) resolução com regras mais rígidas para a venda de antibióticos.


A vigilância sanitária reunirá especialistas em infectologia para discutir medidas de contenção da KPC.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.