A Seção de Controle de Vetores (Secove), da Secretaria de Saúde, realizou duas ações educativas de prevenção à dengue no final de semana.
No sábado (17), no Terminal Marítimo de Passageiros, técnicos da seção distribuíram panfletos de orientação durante o embarque de passageiros. No domingo (18), dois grupos se mobilizaram em um apitaço com exibição de cartazes, distribuição de panfletos e um estande de orientação localizado na praia, em frente à Avenida Conselheiro Nébias. O objetivo é ensinar como manter a casa livre de possíveis criadouros.
Entre as orientações, os técnicos explicaram que para eliminar o ovo do mosquito da dengue não basta apenas jogar água nos locais em que se encontra. É necessário usar uma esponja com produto de limpeza para que de fato ocorra a remoção. Uma fêmea do mosquito Aedes aegypti pode dar origem a 1.500 mosquitos em toda a sua vida, mas não faz a desova em um só lugar. Ao distribuir os ovos em diversos criadouros, garante a dispersão e a preservação da espécie.
Denúncias de possíveis criadouros podem ser feitas pelo Disque Dengue: 3225-8680 ou 0800-7706869. As próximas ações ocorrem na Praça das Bandeiras (sábado), Fonte do Sapo (domingo) e nas imediações do Aquário Municipal (segunda).