Simpósio aborda tratamento da Insuficiência Cardíaca | Boqnews

Vida +

08 DE JULHO DE 2009

Siga-nos no Google Notícias!

Simpósio aborda tratamento da Insuficiência Cardíaca

A Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP) realiza, no dia 18 de julho, o simpósio Controvérsias em Cardiologia: Insuficiência Cardíaca (IC), em na Associação dos Médicos de Santos. Será uma abordagem atualizada dos aspectos práticos de diagnóstico e tratamento da Insuficiência Cardíaca Congestiva. Médicos do Hospital Auxiliar de Cotoxó, uma Divisão do Hospital das […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP) realiza, no dia 18 de julho, o simpósio Controvérsias em Cardiologia: Insuficiência Cardíaca (IC), em na Associação dos Médicos de Santos. Será uma abordagem atualizada dos aspectos práticos de diagnóstico e tratamento da Insuficiência Cardíaca Congestiva.


Médicos do Hospital Auxiliar de Cotoxó, uma Divisão do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, ministrarão palestras sobre o perfil do paciente e da Insuficiência Cardíaca Congestiva, além de orientações para lidar com distúrbios decorrentes da doença durante o tratamento.


Posteriormente, será apresentado aos médicos o projeto SAVIC (Suporte Avançado de Vida na Insuficiencia Cardíaca Congestiva), uma sistematização do atendimento à doença realizada por especialistas do Incor e da UEL (Universidade Estadual de Londrina).


“É um ensinamento com o uso de uma metodologia moderna, com manequins inclusive, discussão de casos clínicos e orientações muito didáticas para a eficiência do tratamento”, explica o dr. Antonio Carlos Pereira Barretto, um dos médicos responsáveis pelo projeto.


O médico também colaborará para a atualização levando novidades do último Congresso Europeu de Insuficiência Cardíaca. Estudos comparativos de remédios diferentes com efeitos semelhantes, pesquisas para otimização do atendimento, novos medicamentos são alguns tópicos que o especialista pretende abordar. “São coisas que surgiram agora e que já estão melhorando o prognóstico e a evolução do paciente”, afirma o dr. Pereira Barretto.


A IC se configura hoje como um dos maiores problemas em relação à ocupação de leitos hospitalares. “É responsável por mais de 350 mil internações por ano apenas no SUS, sendo a principal causa de hospitalização no Brasil dos pacientes acima de 65 anos”, alerta o dr. Pereira Barretto.


Os números se devem às diversas dificuldades para a realização do tratamento. Quando não há os devidos cuidados, acontecem as agudizações responsáveis por sobrecarregar os leitos hospitalares.


“Alguns medicamentos estão disponíveis na farmácia popular, mas outros, como os betabloqueadores – mais eficientes e que fazem a grande diferença no prognóstico – ainda não. Além do alto custo, há a necessidade de mudanças nos hábitos, como dieta controlada em sal e na quantidade de líquidos ingerida, prática de atividades físicas, e ainda de supervisão familiar sobre a ingestão dos remédios, porque são muitos”, explica o dr. Sérgio Paulo Camargo, coordenador do simpósio.


Programação


Perfil Clínico Hemodinâmico


Juliano N. Cardoso


– Manejo da Hipervolemia


Daniela Gualandro


– Piora da Função Renal do paciente com Insuficiência Cardíca descompensada, uma associação freqüente


Marcelo Ochiai


 Apresentação do projeto SAVIC


Manuel Canesim


– O que há de novo em Insuficiência Cardíaca


Antonio Carlos Pereira Barretto


– Considerações finais


Sergio Paulo Bueno de Camargo


Serviço


Data: 18 de julho de 2009


Horário: 8h30


Local: Associação dos Médicos de Santos


Endereço: Av. Ana Costa, 336


Informações: (13) 3289-5451 ou (11) 3179-0042

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.