vida

SP abre inscrições para megamutirão de mamografia

A Secretaria de Estado da Saúde realiza no próximo dia 14 de novembro (sábado) um megamutirão de mamografia em todo…

16 de outubro de 2009 - 21:21

Da Redação

Compartilhe

A Secretaria de Estado da Saúde realiza no próximo dia 14 de novembro (sábado) um megamutirão de mamografia em todo o Estado. Serão disponibilizadas 307 unidades de atendimento espalhadas por 139 municípios em todas as regiões do Estado. As mulheres serão atendidas com horário marcado. Na Baixada Santista serão dezoito unidades de atendimento.


Para participar do mutirão, as mulheres, que devem ter 40 anos ou mais, precisam agendar o atendimento por telefone. Também é necessário um pedido de exame feito por um médico, da rede pública ou privada. O agendamento poderá ser feito a partir de segunda-feira, 19 de outubro, e vai até 28 de outubro. Na Grande São Paulo serão 93 unidades de atendimento disponíveis. A expectativa é atender cerca de 200 mil pacientes em todo o Estado.


As mulheres serão atendidas primeiramente no dia 14 (sábado)_ quem não conseguir nessa data, será atendida em até dez dias. Após o resultado do exame de mamografia, a paciente receberá acompanhamento médico até o diagnóstico preciso do caso.


O agendamento deve ser feito na própria unidade onde a mulher preferir fazer o exame (veja abaixo a lista das unidades). Se não houver mais vagas disponíveis nesta unidade, a paciente poderá realizar a mamografia em qualquer outro hospital participante do mutirão. Todas as unidades participantes terão identificação.  


Esta é uma iniciativa do Programa de Saúde da Mulher da Secretaria, lançado em 2007 pelo governador José Serra e pelo secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.


“O diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama são fundamentais para aumentar as chances de cura da doença. Por isso é tão importante que as mulheres aproveitem o mutirão e façam o exame”, afirma Luiz Roberto Barradas Barata, secretário de Estado da Saúde.


As mulheres que tiverem qualquer dúvida sobre o mutirão podem ligar para a Ouvidoria da secretaria nos telefones 150 (somente para a capital); ou (11) 3066-8359, 3066-8684, 3066-8349 e 3066-8065 (Grande São Paulo e interior); ou, ainda, diretamente nos Departamentos Regionais de Saúde da sua região.

LEIA TAMBÉM: