Um em cada 10 transplantados de fígado é alcoólatra, indica pesquisa | Boqnews

Vida +

08 DE AGOSTO DE 2011

Siga-nos no Google Notícias!

Um em cada 10 transplantados de fígado é alcoólatra, indica pesquisa

Levantamento da Secretaria de Estado da Saúde no Hospital de Transplantes do Estado “Dr. Euryclides de Jesus Zerbini”, na capital paulista, mostra que a cada 10 transplantes de fígado, pelo menos um é realizado em paciente com cirrose hepática decorrente de alcoolismo.  O consumo excessivo de álcool desencadeia complicações gradativas, como acúmulo de gordura e […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Levantamento da Secretaria de Estado da Saúde no Hospital de Transplantes do Estado “Dr. Euryclides de Jesus Zerbini”, na capital paulista, mostra que a cada 10 transplantes de fígado, pelo menos um é realizado em paciente com cirrose hepática decorrente de alcoolismo. 


O consumo excessivo de álcool desencadeia complicações gradativas, como acúmulo de gordura e a inflamação do fígado. Lentamente, o órgão passa a sofrer lesões e a perder células hepáticas. Nesta etapa, de todos os tratamentos possíveis (medicação, dieta, entre outros procedimentos) o principal é que o doente pare de beber. “Não existe alguém que seja resistente ao álcool e nem há como prever o tempo esperado até que os malefícios desencadeados pela ingestão apareçam”, destaca o médico coordenador do serviço de hepatologia, Carlos Baía.


A cirrose é a fase final dos danos trazidos pelo álcool. Estima-se que em torno de 15% dos alcoólatras cheguem a esta etapa entre 10 e 15 anos de vício. Os estragos causados pela doença são irreversíveis e comprometem as funções vitais do fígado. É este quadro que leva o paciente a necessitar de um transplante de órgão.


Os pacientes tratados no Hospital de Transplantes também fazem acompanhamento multidisciplinar, envolvendo psicólogos e assistentes sociais.  No processo pós-operatório, o apoio psicológico é fundamental para que o paciente transplantado não volte a beber. “Não abusar de bebidas alcoólicas é fundamental para prevenir o aparecimento e o avanço de doenças hepáticas, cardíacas e também cerebrais”, afirma o especialista.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.