Veja os riscos do abuso de bebidas alcoólicas no carnaval | Boqnews
Foto: Divulgação

Saúde

08 DE FEVEREIRO DE 2016

Siga-nos no Google Notícias!

Veja os riscos do abuso de bebidas alcoólicas no carnaval

Hepatologista dá conselhos para cair na folia com responsabilidade

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

cervejaVai cair na folia no Carnaval? O Hospital de Transplantes do Estado de São Paulo, em parceria com a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, preparou orientações para a população sobre os riscos da alta ingestão de bebidas alcoólicas durante o período de festas.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a quantidade máxima diária recomendável de ingestão de bebidas alcoólicas é de duas doses para homens e uma para mulheres.

Preparar o organismo para a ingestão de bebidas alcoólicas
O hepatologista Carlos Baía, do Hospital de Transplantes aconselha que antes de consumir bebida alcoólica é importante preparar o estômago e fígado, ou seja, escolhendo, sobretudo, alimentos ricos em gordura. É importante também beber bastante água para manter a hidratação, evitando a perda de líquido no organismo.

Esses cuidados evitam também a agressão direta sobre a mucosa do estômago e esôfago, fazendo com que a sensação de queimação e náusea seja menos intensa, devido à irritação causada pela bebida alcoólica.

Prefira sempre uma bebida com baixo percentual alcoólico
O médico alerta sobre a importância de observar os rótulos das bebidas com a classificação do percentual alcoólico nas garrafas. “O ideal é não abusar da bebida alcoólica. A intensidade da ressaca esta relacionada à quantidade de álcool ingerida, não importando se a bebida é fermentada ou destilada”, afirma.

Alimentos leves e descanso no dia seguinte
No dia seguinte, é importante descansar para melhorar o metabolismo do fígado. Outra dica é escolher alimentos leves como verduras e legumes cozidos, diminuindo frituras, doces e alimentos gordurosos. Também é fundamental reforçar a hidratação com água, chás e bebidas isotônicas.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.