Visual indesejável | Boqnews

Vida +

19 DE MARÇO DE 2010

Siga-nos no Google Notícias!

Visual indesejável

A adolescência é uma fase de mudanças e quando pensa-se em problemas de pele como acne e espinhas, logo essas patologias são associadas a esse período da vida. As alterações hormonais nessa idade são, na maioria dos casos, o motivo do aparecimento. Mas a surpresa é grande nos casos onde a pessoa passou toda a […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
A adolescência é uma fase de mudanças e quando pensa-se em problemas de pele como acne e espinhas, logo essas patologias são associadas a esse período da vida. As alterações hormonais nessa idade são, na maioria dos casos, o motivo do aparecimento.

Mas a surpresa é grande nos casos onde a pessoa passou toda a fase da puberdade com o rosto limpo e começa a apresentar esse problema já na fase adulta. Como isso é possível?

Segundo a dermatologista Fabiana Addario essa aparição deve-se a uma série de fatores diferentes. “O mais comum são as alterações hormonais que as pessoas também podem apresentar durante essa fase da vida”, explica.  A Síndrome do Ovário Policísticos é uma delas. A dermatologista indica que o diagnóstico da síndrome, apesar do nome, não está relacionado apenas com a aparição de cistos no ovário. “Existem outras alterações que a mulher adulta pode apresentar, como o aumento de pelo e o aumento da oleosidade da pele, que contribuem para o surgimento de cravos e espinhas”, acrescenta. Na fase pré-menstrual essa aparição pode intensificar-se por causa do aumento proges-terona.
No caso dos homens adultos, a síndrome de cushing, que gera um aumento de corticóide e, por consequência, alteração hormonal,  pode ser uma causa do aparecimento de acne. “Nesses casos, o estresse piora o quadro, porque aumenta o nível de cortisol”, comenta.

Outras causas
O uso de cosmético inadequado também pode ser um problema. O tipo de produto que contém muita oleosidade, obstrui os poros e dificulta a saída do sebo. “Ele é eliminado pelos poros e quando o produto é rico em óleo e impede essa saída acontece um acúmulo maior”, acrescenta.

O ideal, segundo Fabiana, é utilizar produtos adequados para cada tipo de pele. As oleosas, por exemplo, devem optar por produtos e maquiagem sem óleo (oil free). 

Nos homens, essa obstrução dos poros pode ser causada no dia-a-dia de trabalho,  situação conhecida como acne ocupacional. Comum em profissões como mecânico, essa obstrução acontece pelo contato direto com o produto, como o óleo e substâncias com cloro, por exemplo. “É preciso proteger a pele desse tipo de material, pois a acne pode surgir em outras regiões do corpo além do rosto”, comenta. 

Cuidando da pele
Para determinar o tratamento necessário é preciso primei-ramente descobrir e tratar a causa do problema. Exames específicos para cada caso ajudam nessa descoberta. Após o diagnóstico, o especialista fará um tratamento conjunto: um para as acnes e o outro para a doença que está causando o problema.  Quando há alteração hormonal, a correção pode ser feita com anticoncepcionais, por exemplo. “Não adianta tratarmos a pele se há alterações no organismo que estão provocando o problema”, indica. 

Fabiana explica que existem quadros de acne adulta, feminina e masculina, onde são necessárias medicações como antibióticos tópicos e orais ou remédios a base de isotretinoína.“Sessões de peelings associadas a tratamentos com ácido também são bastante utilizadas para a melhora do rosto. 

A dermatologista indica que o tratamento esteja acompanhado de uma alimentação balanceada e saudável. Fatores que são importantes para uma pele bonita. Ela comenta que não há comprovação científica de que determinados alimentos, como chocolate, por exemplo,  causem espinha. “A boa alimentação é importante para o bem estar físico e, por consequência boa aparência da pele”, finaliza.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.