O planejamento urbano é o desenvolvimento de programas e serviços que visam a melhorar a qualidade de vida da população de áreas urbanas existentes ou a serem planejadas.
Uma cidade planejada nos permite estar mais preparados para os desafios urbanísticos futuros. E as políticas públicas adequadas, projetos de infraestrutura e serviços numa determinada região podem fazer a diferença na vida das pessoas.
Apesar da crescente valorização em determinadas áreas urbanas, outras, outrora mais relevantes, hoje praticamente são esquecidas. São locais com potencialidade enorme, de diversidade produtiva e convívio entre as pessoas, mas que acabaram se desvalorizando com o tempo.
Mudança
No entanto, muitos gestores municipais estão descentralizando suas ações – e que tem se tornado uma tendência mundial, formulando medidas adequadas a todas as partes da cidade que não estão sendo atendidas pelo poder público, democratizando a gestão e trazendo o cidadão para acompanhar e avaliar as mudanças.
Um exemplo disso é Portugal. As cidades do Porto e Lisboa vivem há mais de uma década um novo estágio de reabilitação urbana, que vem sendo prioritário para a revitalização dos seus centros históricos.
Lá a infraestrutura de outros bairros também vem aumentando a cada ano, com nova iluminação, linhas de transporte, ruas reformadas, variedade de comércio e outros atrativos. O resultado é a melhora na segurança, a vinda de novos moradores, mais empregos e, consequentemente, a transformação em grandes pólos turísticos.
Foco
Com o intuito de melhorar a atratividade e competitividade de bairros que têm um papel relevante no desenvolvimento local, a Prefeitura de Santos passou a investir forte na região Central Histórica, que é uma das nossas grandes marcas turísticas.
O respaldo na vida urbana do bairro tem ditado o ritmo da Administração nos últimos anos. São ações que passam pelas áreas de assistência social, ao abordar e encaminhar as pessoas em situação de rua aos espaços públicos; passando pela saúde, com atividades educativas sobre prevenção e orientação quanto às doenças como HIV, sífilis e outras enfermidades. As atividades turísticas e culturais, como o fomento das atividades de economia criativa e Festival Santos Café, tem atraído mais santistas e turistas para o bairro.
A segurança é outro foco. Operações de patrulhamento e monitoramento de práticas de crime e vandalismo, além do projeto Cidade Segura, dão à região a sensação de segurança que todos necessitam. O trabalho de zeladoria no Centro também segue forte, com a recuperação de vias do bairro, orientação para o correto descarte e remoção de lixo, recuperação de praças históricas e outros serviços.
Disciplinar o meio urbano é, portanto um aliado para reduzir as desigualdades e contribuir para uma sociedade mais justa para todos.
Deixe um comentário