Apesar do PT insistir publicamente que não há planos B, nem C ou D para as eleições de outubro e apostar que o candidato da legenda será o ex-presidente Lula, preso desde abril na sede da Polícia Federal, algumas ações recentes do partido mostram curiosidades.
Santista no páreo? II
Afinal, as composições políticas vão sendo acertadas e a definição do prazo final para o TSE – Tribunal Superior Eleitoral decidir sobre o futuro político de Lula se aproxima.
Os petistas sabem que lá as chances de sucesso são mínimas.
Santista no páreo? III
Assim, apesar das lideranças do partido negarem, há um movimento claro para definição de eventuais substitutos.
Depois do ex-governador da Bahia, Jacques Wagner, e do ex-prefeito da Capital, Fernando Haddad, demonstrarem outros objetivos eleitorais, surge com força o nome do diplomata, Celso Amorim, que é santista.
Santista no páreo? IV
A substituição de Amorim para a escolha da filósofa e escritora Márcia Tiburi como candidata do PT ao governo do Rio de Janeiro na última semana é um sinalizador.
Além disso, o jornalista Mino Carta, muito próximo a Lula, deu entrevista ao site de esquerda 247 classificando o ex-ministro santista como uma “figura extraordinária”, um “intelectual de grande qualidade” e “moralmente impecável”.
Basta, portanto, ligar os pontos, apesar das negativas petistas, é claro. Por ora.
Santista no páreo? V
Amorim, aliás, é cidadão emérito santista, título recebido em 2010 em homenagem feita pela vereadora Telma de Souza (PT – foto).
Ela é amiga pessoal do ex-ministro da Defesa e das Relações Exteriores.
“Ele é uma pessoa extraordinária”, destaca a parlamentar.
Ela ressalta, porém, que qualquer decisão futura passa pelo julgamento do recurso do ex-presidente Lula contra sua condenação na Operação Lava Jato, marcado para terça (26) pela 2ª Turma do STF – Supremo Tribunal Federal.
Após esta data, o órgão retornará em agosto, quando inicia a campanha eleitoral.

Não se pode ignorar I
Engana-se quem ignore a força do PT.
Segundo a última pesquisa do Datafolha, 30% dos eleitores de Lula votariam em um candidato indicado por ele e outros 17% poderão votar.
Mesmo preso, Lula mantém 30% das intenções de votos.
Assim, um eventual candidato petista poderá entrar na disputa com um percentual significativo.
Não se pode ignorar II
Portanto, o cenário exposto não é tão improvável assim, especialmente no caso de Amorim.
Ele ainda é desconhecido da massa, mas bem mais palatável que a então candidata Dilma Rousseff em 2010.
A conferir.
Reunião com sindicalistas
Ex-ministro da Defesa, Ciência e também dos Esportes, além de ex-presidente da Câmara Federal, o pré-candidato do SD à Presidência, Aldo Rebelo (foto), virá a Santos nesta segunda (25) em encontro com sindicalistas.
Dobradinha?
No passado, eles tiveram rusgas.
Um como prefeito, outro como promotor.
São os casos do impedimento dos desfiles das escolas de samba na orla ou a tentativa de proibição do aterro do Sítio das Neves.
Hoje, ambos estão no MDB e são pré-candidatos: o ex-prefeito Beto Mansur tentará a reeleição à Câmara e o promotor Daury de Paula Jr, à Assembleia Legislativa.
Para todo mundo ver
O Ministério Público Federal analisa se há ou não propaganda eleitoral antecipada em razão de um imenso outdoor de dupla face instalado em frente à praia do José Menino.
Desta forma, destaque para um ex-edil vicentino, posando ao lado dos candidatos Jair Bolsonaro e Major Olímpio, ambos do PSL.
Assim, o anfitrião, ao que tudo indica, será candidato a deputado federal pela legenda.
Quem Responde?
Após…
três meses do lançamento, o que as prefeituras da região já fizeram para colocar em prática o plano metropolitano de resíduos sólidos?
Frase da Semana
“Há muitos homens de princípios nos partidos políticos, mas não há nenhum partido de princípios.”
Charles Tocqueville – historiador e escritor francês




Deixe um comentário