Cerca de 3,5 mil pessoas ainda não foram tomar a segunda dose em Santos | Boqnews
Foto: Divulgação

Vacina

20 DE ABRIL DE 2021

Siga-nos no Google Notícias!

Cerca de 3,5 mil pessoas ainda não foram tomar a segunda dose em Santos

Segunda dose é fundamental para a eficácia completa da vacina

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Cerca de 3.500 pessoas, entre idosos e trabalhadores da saúde, ainda não tomaram a segunda dose de Coronavac em Santos. O complemento é importante porque somente após duas semanas da segunda dose, a vacina pode atingir o máximo da eficácia e proteger contra casos mais graves da  Covid-19 e mortes.

Quem deixou passar o prazo máximo de 28 dias de intervalo entre as duas doses de Coronavac deve ir ao posto mais próximo para completar o esquema vacinal. Não há necessidade de reiniciar a vacinação ou tomar uma terceira.

A Secretaria de Saúde já iniciou busca por telefone para contatar os faltosos. Quando não é possível fazer o chamado por telefone, agentes comunitários de saúde fazem visita domiciliar.

Nesta semana, a Secretaria de Saúde ainda encaminha mensagem, por Whatsapp e e-mail, aos munícipes alertando-os para a importância da segunda dose. A iniciativa é uma parceria com a Ouvidoria, Transparência e Controle (OTC) e atingirá quem está cadastrado pela pasta, responsável por atender manifestações da população.

“O total de faltosos corresponde a cerca de 3,8% da população que recebeu a primeira dose. Percentualmente, o contingente é pequeno. Mas qualquer pessoa que esteja com o esquema vacinal incompleto ainda está em risco de agravamento da Covid-19 caso desenvolva a doença. O número, mínimo que seja, nos preocupa. O que mais queremos é preservar vidas. Por isso, fazemos este apelo. Temos vacinas, locais de vacinação por toda a cidade e equipes prontas para imunizar “, destaca o secretário municipal de Saúde, Adriano Catapreta.

Intervalo

De acordo com o Instituto Butantan, o intervalo entre a primeira e a segunda dose de Coronavac é de 14 a 28 dias. Conforme novo estudo clínico, recém-divulgado pelo laboratório, a eficácia geral da vacina sobe de 50% para até 62% quando realizado intervalo entre 21 e 28 dias.

Devido a esta atualização, o Município passou a aplicar a segunda dose de Coronavac apenas após 21 dias da primeira.

 

AstraZeneca

O intervalo entre as duas doses da vacina Oxford/AstraZeneca é de 8 a 12 semanas. Em Santos, a segunda dose já começou a ser oferecida aos idosos que vivem em casas de repouso e também aos profissionais de saúde da linha de frente – os primeiros a receberem este imunizante ainda no mês de janeiro.

As doses para os idosos serão encaminhadas pela Secretaria de Saúde diretamente às instituições onde vivem. Os profissionais da linha de frente terão acesso à vacina em seus postos de trabalho, como na ocasião da primeira.

 

Onde Buscar

A segunda dose para os idosos está disponível em sete postos externos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e em 23 policlínicas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. Para os trabalhadores da saúde que estão com a segunda dose de CoronaVac em atraso, estão destacadas as policlínicas Martins Fontes e Jabaquara, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h

Quem necessita da segunda dose deve levar cartão de vacinação, comprovante de residência em Santos e documento com foto.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.