O Centro de Santos terá em breve um novo atrativo que promete levar milhares de pessoas ao Mercado Municipal, afinal grande parte dos santistas gostam de degustar uma cerveja artesanal.
A cervejaria santista Everbrew terá uma fábrica no Mercado no segundo semestre deste ano, os empresários responsáveis pela empresa, Célio Ongaro e Renê dos Santos participaram do Jornal Enfoque/Manhã de Notícias e destacaram o cronograma do projeto.
“Com a entrega do termo de uso, esperamos começar as obras na próxima semana, a previsão é de três meses e depois teremos mais um mês para realizar a instalação dos equipamentos”, frisou Renê que cuida da parte administrativa.

Empresários Célio Ongaro e Renê dos Santos/ Foto: Reprodução
Everbrew
A cervejaria já tem uma unidade de pub localizada no bairro do Embaré, Renê dos Santos destacou que a Everbrew já tem cinco anos como marca, “Começamos a vender o produto para o mercado e hoje já atendemos todas as regiões do País. Também, começamos a exportar a cerveja, em outubro mandamos cinco carregamentos para a Holanda”, salientou Renê.
A China recebeu o primeiro lote hoje (27).
Além disso, Renê ressaltou a vontade de ter uma fábrica em Santos, haja visto que a empresa começou na cidade.
“Surgiu a oportunidade de participarmos da licitação do Mercado Municipal e estamos apostando no projeto, que será alavancado pelo potencial de turismo cervejeiro do município”.
Questionado sobre a parte externa do Mercado Municipal, Renê destacou que o entorno do local é uma área complicada, mas ele acredita que revitalização do espaço, principalmente com a segunda fase do VLT levará milhares de consumidores ao local.

Cerveja Everbrew/ Foto: Divulgação
Investimento e Cuidados
O projeto da fábrica no Mercado tem um investimento total de aproximadamente R$ 3 milhões e vai gerar 15 empregos de forma direta.
Assim, a expectativa dos empresários da Everbraw é de produzir 28 mil litros de cerveja por mês, o número pode ainda ultrapassar os 30 mil litros.
Em relação aos cuidados com a produção da cerveja, Célio Ongaro destacou que a melhor forma para evitar qualquer problema é a manutenção preventiva “É importante fazer vistorias constantes nos tanques, os novos equipamentos têm camadas de proteção que possuem chapas, nas quais evitam o vazamento de qualquer produto”, explicou Célio.
Perguntado sobre o episódio da cervejaria Backer em Minas Gerais, que vitimou algumas pessoas que foram contaminadas pela substância dietilenoglicol, ele enfatizou que as cervejarias devem utilizar o líquido adequado no processo para não congelar os tanques, assim se houver qualquer tipo de vazamento não haverá nenhum dano na saúde das pessoas.
Confira a entrevista completa, o programa também contou com a participação da secretária de turismo de Santos,