Escuridão traz insegurança na Orla da Praia de Santos | Boqnews
Foto: João Pedro Bezerra

Santos

27 DE AGOSTO DE 2021

Siga-nos no Google Notícias!

Escuridão traz insegurança na Orla da Praia de Santos

Devido ao roubo da fiação, diversos pontos da Orla estão sem iluminação

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Uma escuridão sem fim. É assim que a orla da praia de Santos se encontra entre os trechos da Av. Conselheiro Nebias até a Av. Senador Pinheiro Machado (canal 1).

O motivo para tal fato é o apagão geral dos refletores que iluminam a faixa de areia.

O cenário chama a atenção dos munícipes e turistas, afinal com o anoitecer por volta das 18h, fica inviável enxergar algo.

Há alguns dias que o trecho de aproximadamente 2,5 km está na escuridão, afastando as pessoas da praia. Logicamente tem alguns corajosos que continuam praticando exercícios e utilizam a lanterna do celular.

Além do mais, algumas pessoas se aproveitam da situação para usar entorpecentes.

Cenário

Escuridão afastou as pessoas da praia/ Foto: João Pedro Bezerra

Toda a população é prejudicada com a escuridão, principalmente as pessoas que praticam esporte no horário noturno.

Dessa forma, as partidas de futebol, vôlei e beach tennis estão cada vez mais raras entre a Conselheiro Nébias e o José Menino.

Por essas circunstâncias, as pessoas procuram a praia do Embaré e da Aparecida ou vão até São Vicente.

O educador físico Lucas Facury dá aulas de exercícios funcionais na praia desde o ano passado.

Ele conta que todos os refletores maiores estão apagados há duas semanas.

“Eu continuo dando aula na Praça do Boqueirão, pois lá existem alguns postes com luz e isso dá possibilidade de uma pequena iluminação”. O educador físico salienta que tem preocupação com a segurança, dando aulas online para os alunos que não se sentirem à vontade na praia devido a escuridão.

Ponta da Praia

A Ponta da Praia lida com um cenário parecido, pois diversos refletores da nova ciclovia, na altura entre o Aquário e os clubes do Internacional de Regatas e Vasco da Gama, estão apagados.

Isso acaba prejudicando as pessoas que utilizam a bicicleta, como meio de transporte, uma vez que o movimento de ciclistas neste trecho é intenso devido a travessia de balsas entre Santos e Guarujá.

O empresário Renato Tsukamoto, morador da Ponta da Praia, cita que há 15 dias o bairro lida com a falta de iluminação nos refletores, sobretudo na altura do Aquário.

“A escuridão sempre gera insegurança e medo. Muitos moradores já fizeram reclamação pelas redes sociais da Prefeitura e informaram que a falta de energia ocorreu por furto de fiação e que podemos ficar tranquilos que a orla é toda monitorada por câmeras por 24h. Só que pergunto…Se é monitorada, não viram quem furtou?”, destacou Renato.

Por fim, ele enfatizou que algumas pessoas mudaram o horário da caminhada, justamente pela atual situação.

Prefeitura de Santos

Questionada sobre quando a iluminação será restabelecida, a Prefeitura de Santos ressaltou que lançará uma licitação para o serviço.

“Já foi realizada carta-convite para a recuperação do sistema de iluminação nas ruas, avenidas e praças, vencida pela empresa RT Energia e Serviços, cujo contrato emergencial por três meses será assinado nos próximos dias”, informou a Prefeitura.

Além disso, há a questão da segurança, com a escuridão as pessoas ficam mais vulneráveis as tentativas de assalto.

Assim, a Prefeitura salientou que toda extensão da orla da praia é monitorada 24h pela Guarda Civil Municipal e as irregularidades devem ser denunciadas pelo telefone 153 ou pelo 190 da Polícia Militar.

Roubos

Os furtos de cabos de fiação tiveram um aumento significativo ao longo da pandemia da Covid-19, não só em Santos, como em outras cidades do Brasil.

Vale destacar que o cobre, um dos elementos que compõe a fiação tem um valor significativo, principalmente nos ferros-velhos irregulares.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.