Céu, mar, verde, sol e pássaros Tapicuru. Quem passou pela orla da praia do Canal 2, em Santos, no último fim de semana pode conferir o show de belezas naturais com a presença do grupo de aves nos jardins da praia.
O Tapicuru ou maçarico-de-cara-pelada, como é popularmente conhecido, é uma ave de porte médio, com plumagem escura, variando entre marrom e preto, quando exposta ao sol revela uma plumagem com brilho azul metálico.
Seu bico é longo e curvo em tom amarelado ou esbranquiçado. A face é nua, não possuem penas e o tom varia de acordo com cada ave, podendo ser amarela ou vermelha.
Geralmente vivem em áreas de brejos, banhados, campos e até mesmo em beiras de estradas, já que tem o costume de buscar por alimento em águas rasas. Durante esta busca, são capturados crustáceos pequenos, moluscos, vermes, mariscos e invertebrados.
Alerta
Apesar de muito comum em alguns lugares, podem ser consideradas muito raras em outros, como em áreas praianas. “O aparecimento dele não está relacionado a algo positivo, porque está ligado diretamente com o desaparecimento de grandes florestas”, explica o médico veterinário especializado em animais selvagens, Délcio Magalhães.
A aparição deles decorre pelo desmatamento, isso porque a transformação de uma área de mata em campo, favorece e aumenta a oferta de comida para a espécie.
Ainda que atraente aos olhos de quem vê, é uma cena preocupante e que precisa de atenção.