array(1) {
["tipo"]=>
int(27)
}
Um trabalho em equipe garantiu o resgate de uma cadela. Ela estava em uma galeria do Canal 4, no Boqueirão, em Santos, na manhã da última quarta-feira (14).
Sendo assim, a ação para salvar o pet, que já ganhou até nome, Alcione.
Além disso, contou com uma força-tarefa envolvendo Prefeitura, diversas entidades e a ONG Viva Bicho, e começou na noite de terça-feira (13).
Dessa forma, populares perceberam a presença da cadela marronzinha e SRD (Sem raça definida).
Portanto, reportaram o caso à ONG santista e o secretário municipal de Meio Ambiente, Marcos Libório.
Desse modo, eles se dirigiram ao local, por volta das 19h, onde permaneceram até às 23h, na tentativa de resgatar o animal.
“Estava muito difícil porque chovia muito e ela estava no fundo da galeria, há cerca de 15 metros de profundidade. O local era estreito, ninguém conseguia entrar, e o animal estava muito assustado, então não respondia às nossas tentativas de resgate, colocando comida e chamando”, contou Libório.
Ademais, o titular da Semam acionou a Prefeitura Regional da Zona da Orla e Intermediária, da Secretaria de Serviços Públicos (Seserp).
Em vista disso, sugeriram a utilização de um jato de água. Dessa maneira, para espantar a cadela para fora da galeria, em razão do forte barulho emanado pelo equipamento.
Porém, com a tempestade, a utilização da aparelhagem foi inviabilizada. Na quarta, por volta das 8h, a equipe voltou e utilizou o equipamento na frequência baixa e a cadela saiu do local, quando Libório conteu ela.
Final feliz
Após o resgate, Alcione foi para ONG Viva Bicho, para realizar exames e tratamento, visto que passou por grande estresse e mancava da perna dianteira direita. Ela passa bem. Quando receber alta, o animal será adotado pelo titular da Seman, responsável de batizar a cadela com o nome de uma das mais notórias sambistas do País, também conhecida pelo apelido de “Marrom”.
Aliás, também participaram da força-tarefa representantes da Comissão Permanente de Proteção e Bem-Estar à Vida Animal da Câmara Municipal de Santos e da Comissão de Proteção dos Animais da OAB-Santos.
O Corpo de Bombeiros e o Grupo Especial de Ação Ambiental e Bem-Estar Animal, da Guarda Municipal, também estiveram no local.