O Centro de Santos ganhará uma passarela contemplativa ligando a Rua XV até a Casa de Pedra, entre os armazéns 3 e 4, do Porto de Santos.
O espaço será integrado futuramente ao Parque Valongo, projeto em parceria da Prefeitura de Santos e a Autoridade Portuária.
No próximo dia 27, às 19 horas, ocorrerá Audiência Pública para discussão do projeto.
O anúncio ocorreu durante assinatura do Termo de Responsabilidade de Implantação de Medidas Mitigadoras e/ou Compensatórias (TRIMMC) com a Petrobras.
O valor chegará a R$ 34 milhões destinados ao Fundo de Desenvolvimento Urbano de Santos (Fundurb) como contrapartida compensatória dos impactos da implantação do Terminal Aquaviário de Santos – Transpetro, no Bairro da Alemoa. (leia mais aqui).
Portanto, a obra será bancada pela Ferrovia Interna do Porto de Santos (Fips), parceria da Ferrovia Centro Atlântica S/A (VLI), MRS Logística S/A e Rumo S/A que a administram.
Dessa forma, a empresa nasceu após licitação da Autoridade Portuária de Santos (APS) e homologada no último trimestre do ano passado.
Pelo contrato, a nova empresa deverá fazer uma série de investimentos, inclusive passarelas, para facilitar o acesso de pedestres.
Além disso, evitar conflitos com a expansão da linha férrea, como a que será construída na região do Mercado Municipal.
Assim, a empresa tem cinco anos para realizar as ações.
No entanto, diante do anúncio do Parque Valongo resolveu antecipar a iniciativa.

Presidente da Autoridade Portuária, Anderson Pomini, destacou as ações de aproximação entre o Porto e o Município. Foto: Fernando De Maria
‘Boulevard aéreo’
“Será um boulevard aéreo entre os armazéns 3 e 4”, adiantou o presidente da Autoridade Portuária, Anderson Pomini.
Dessa forma, o diretor da Fips, João Almeida, participou do anúncio do futuro atrativo turístico.
Na oportunidade, confirmou que o empreendimento deverá ser entregue até julho do próximo ano – junto com o Parque Valongo, cujas obras devem iniciar em outubro, segundo o prefeito Rogério Santos.
Dessa forma, a proposta é ligar a Rua XV – que passa por revitalização – com a área portuária “em uma passarela suave até o cais”, explica o secretário de Desenvolvimento Urbano, arquiteto Glaucus Farinello.
Assim, um imóvel da própria Prefeitura, onde funcionou a biblioteca da Câmara de Santos, será a porta de acesso e ligação ao cais.

Imóvel da Rua XV de Novembro será a porta de acesso à passarela que ligará o público até o futuro Parque Valongo. Foto: Google/Divulgação
A ligação passará pela Rua Tuiuti atravessando a avenida portuária até chegar a uma das entradas no Parque Valongo, entre os atuais armazéns 3 e 4 e junto à Casa de Pedra.

Final da passarela chegará onde hoje estão os armazéns 3 e 4, junto à Casa de Pedra. Foto: Fernando De Maria/Arquivo
No entanto, o prédio da Rua XV não é tombado.
Além disso, o prefeito Rogério Santos comemorou a iniciativa.
“Queremos trazer cada vez mais iniciativas para valorizar o Centro”, destacou.

Proposta da passarela será apresentada durante audiência pública no dia 27 de julho. Foto: Reprodução
Entrega
Em acordo com o Ministério Público, os armazéns 1 ao 3 ficaram com a Autoridade Portuária para futura transferência do terminal de passageiros.
Já os armazéns 4 ao 6 (o 5 e 6 não existem mais, apenas o espaço físico) estão sob a responsabilidade da Prefeitura.
Além disso, o 7 será destinado para fins educacionais, podendo ser ocupado por universidades.
Portanto, a previsão é que a obra seja entregue até junho ou julho do próximo ano junto com o Parque Valongo.
No local, além de atividades culturais e de contemplação e ligação direta com o porto, o público contará com roda-gigante e uma rota gastronômica
Assim, empresas do setor do Brasil e do exterior já demonstraram interesse em participar da licitação para ocupação dos armazéns, os primeiros erguidos no Porto de Santos.
Além disso, avançam as discussões sobre a futura transferência do terminal de passageiros da Concais da área do Outeirinhos para o Valongo, que prevê investimentos e ampliações da estrutura.
Leia mais
@ Parque Valongo deverá ser entregue até julho do próximo ano
# Casos de câncer de cabeça e pescoço devem chegar a 40 mil neste ano no Brasil
# Sucesso na estreia, Boqnews já está na nova rede social
@ Por meio de TRIMMC, Santos ganha valor recorde da Petrobras. Investimentos irão para várias áreas