Violência, confronto e vida em comunidade | Boqnews

Ponto de vista

16 de agosto de 2023

Violência, confronto e vida em comunidade

Acordar morando em comunidade é sempre uma surpresa.

Para aqueles que, como eu, vivem em zonas periféricas, qualquer movimentação extra já é motivo de precaução.

Não deixando levar, pela tarde de segunda-feira (14) já era possível ouvir o helicóptero da policia rondando o céu da cidade e a movimentação na rua e nas “lojinhas” se encontrava intensa.

O bipe dos rádios podia ser ouvido em cada esquina, palavras ditas rapidamente e carregadas de apreensão.

Não havia sinal da policia, a não ser no céu.

Mas aqueles eram os sinais de algo grande estava acontecendo – ou que viria a acontecer logo mais.

Todo mundo sabe que a aparição da Polícia Federal em zonas periféricas é algo raro e sempre trás um alvoroço consigo, afinal, eles não se deslocam até essas zonas por “pouca coisa” como o povo gosta de dizer.

A Policia Federal é que podemos chamar de policia de elite, eles são bons e seus trabalhos abrangem grandes coisas. Como tráfico internacional de pessoas e esquema de distribuição de drogas pelos Correios.

Então, vê-los é sempre uma surpresa não muito agradável para os moradores. Sejam eles envolvidos ou não. E foi essa situação que atingiu os moradores do contorno do bairro da Cachoeira, Guarujá – SP.

Não é fácil acordar, colocar os pés para fora de casa e saber que algo terrível está acontecendo.

Aquele delegado baleado tinha família, esposa e até mesmo esperava um filho.

Era alguém que estava fazendo seu trabalho, zelando pela população e pela segurança das crianças.

Mas quem era a pessoa que o baleou? Não sei.

O que eu sei é que passei mais de quarenta minutos dentro de um ônibus, cercada dos dois lados por carros da Policia Federal, do GOE, da Policia Militar e de ambulâncias.

Sirenes ligadas, pessoas curiosas em voltas e tudo o que eu senti foi a sensação de insegurança.

Um ônibus lotado, policiais para todos os lados e os murmúrios eram os mesmo: “E se rolar um tiroteio? Olha toda essa gente por perto”.

O delegado baleado encontra-se em estado grave e não se sabe mais detalhes sobre sua situação.

A primeira noite pós acontecimento foi tranquila, mas para quem é negro, periférico e pobre, fica a incerteza…

Até quando poderemos caminhar com tranquilidade pelas ruas? Quantas mães vão precisa proibir seus filhos de andar de bicicleta a noite?

Sinceramente, espero que não estejamos nos aproximando de um remake de Uma Noite de Crime.

Ágata Ferreira é escritora, estudante de Jornalismo e moradora no bairro do Morrinhos, no Guarujá

Ágata Ferreira
Ágata Ferreira
A opinião manifestada no artigo não representa, necessariamente, a opinião do boqnews.com

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.