Novo projeto do túnel
Sem alarde, um novo trajeto para o túnel Santos-Guarujá consta do estudo de estruturação para viabilizar a construção, operação e manutenção da interligação do túnel imerso Santos-Guarujá sob análise da Cetesb, passo importante para o avanço do projeto e licitação da obra.
Elaborado pela Fipe, a pedido do Governo do Estado, o estudo tem 1335 páginas e deu entrada no órgão no último dia 10 de julho.
Binário como novidade
Um dos tópicos presentes – e polêmicos – é a criação do binário entre a Avenida Conselheiro Rodrigues Alves e Rua José do Patrocínio, por onde passaria o VLT – Veículo Leve sobre Trilhos.

Proposta túnel
Menos desapropriações
Conforme o estudo, a nova proposta prevê uma redução no total de edificações afetadas de 125 para 59, com queda em 50% no total de domicílios atingidos (de 228, conforme o antigo projeto da Dersa, para 112).
Ao todo, 280 pessoas terão que deixar suas residências (contra 746 no levantamento anterior).
Porém, os números são estimativas.
Surpresa
A proposta surpreendeu muita gente nos grupos que discutem o traçado, inclusive integrantes da própria Autoridade Portuária.
A entidade defende um novo trajeto, com previsão de apenas uma desapropriação.
Chegou a oficiar a Cetesb relatando que não fora consultada pela mudança.
No entanto, a Fipe fez várias ponderações técnicas e só incorporou parcela do estudo da empresa federal.
Tête-à-Tête
A proposta certamente também será discutida por integrantes da Associação Comunitária do Macuco, José Santaella, com o secretário de Estado, Rafael Benini, secretário de Parcerias e Investimentos, nesta segunda (29).
O encontro, aliás, estava marcado antes mesmo da divulgação pública do projeto da Fipe.
Na segunda, ele participo do Jornal Enfoque – antes de se tornar pública a proposta do governo paulista enviada à Cetesb.
Da militar para a civil
Com a chegada da secretária Raquel Gallinati à pasta de Segurança Pública de Santos, houve mudança no número 2 da pasta.
Trata-se de Alexandre Sampaio Zakir, delegado de polícia do Departamento de Polícia Judiciária de SP e corregedor da Administração Pública da Secretaria de Saúde.
Bola de cristal
Há quase um ano, o ex-presidente da Câmara, Sadao Nakai, disse durante o Jornal Enfoque, na Boqnews TV, que voltaria a disputar um cargo nas eleições deste ano pelo Executivo.
Portanto, a previsão se confirma no sábado (3), quando seu nome será ratificado como vice na chapa da deputada Rosana Valle, pré-candidata pelo PL à prefeitura de Santos.
Apoio
O apoio do MDB ao PL foi sacramentado na última semana, na Capital, em encontro da parlamentar com o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi.

Ex-presidente do MDB em Santos, empresário André Ursini. Foto: Carla Nascimento/Arquivo
Bye, bye
A união do MDB com o PL nestas eleições, porém, foi conturbada.
O ex-presidente do MDB santista André Ursini não concordou com a ingerência do PL na montagem da chapa do MDB. E deixou o partido.
O ex-vereador Marcelo Del Bosco assumiu a função.
Casa coletiva
O ginásio da Universidade Santa Cecília será o espaço político para abrigar as legendas que darão apoio à candidatura do prefeito Rogério Santos e da sua vice, Audrey Kleys.
Assim, o evento ocorrerá no sábado (3).
Bibo pai
O ex-prefeito João Paulo Papa está animado com os preparativos para campanha do seu filho, Thiago, pré-candidato à Câmara de Santos.
Aliás, tem gravado e circulado com o filho em vários pontos da Cidade.
Quem responde?
Teremos…
mudanças de apoios partidários nesta reta final das convenções?
Deixe um comentário