Agentes eliminam 42 focos do mosquito da dengue em ação no José Menino | Boqnews
Foto: Divulgação

Santos

27 DE MARÇO DE 2025

Siga-nos no Google Notícias!

Agentes eliminam 42 focos do mosquito da dengue em ação no José Menino

Agentes vistoriaram 476 imóveis em dois dias

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A Secretaria de Saúde de Santos concluiu, na última terça-feira (25), bloqueio e controle de criadouros no bairro José Menino.

Dessa forma, a ação foi motivada pelo alto número de mosquitos capturados no entorno de algumas armadilhas espalhadas pela Prefeitura nas semanas anteriores. Ao todo, dez agentes percorreram as áreas ao redor das armadilhas, vistoriando 476 imóveis e eliminando 42 focos com larvas do Aedes aegypti ao longo de dois dias.

O grande número de criadouros encontrados em poucos imóveis preocupa os agentes e reforça a necessidade de a população intensificar os cuidados para impedir a reprodução do mosquito. “As armadilhas nos apontam a infestação de mosquitos na fase adulta, já em plena fase de reprodução. Se eles chegaram à fase adulta, significa que os criadouros não foram eliminados em tempo hábil, e que agora eles têm a oportunidade de se reproduzir. Nosso foco é eliminar as situações de água parada, além de focos com larvas e pupas porque, ao interromper o ciclo de vida do inseto, diminuiremos a transmissão da dengue, que é feita apenas pelo mosquito adulto fêmea infectado”, explica o secretário de Saúde, Fábio Lopez.

Desse modo, a Secretaria de Saúde recomenda que os moradores dediquem dez minutos por semana para inspecionar suas residências e eliminar possíveis focos. Historicamente, abril e maio são os meses com maior número de casos de dengue em Santos, tornando a conscientização essencial para evitar um possível surto da doença. Além disso, a previsão meteorológica indica um outono quente e úmido, condições ideais para a proliferação do Aedes.

Além disso, os agentes de combate às endemias estão sempre identificados com colete verde e crachá.

Portanto, neste ano, 1.103 imóveis recusaram a entrada das equipes nos mutirões contra a dengue. Cada porta fechada é uma oportunidade para o mosquito se proliferar.

  • Verifique se há água parada em vasos e pratos de plantas
  • Pias – verificar vazamentos e manter ralo vedado
  • Ralos no chão – tampá-los com tela, caso não sejam do tipo abre e fecha. Aplicar água sanitária duas vezes por semana
  • Bandeja externa de geladeira – verificar se há acúmulo de água, limpar e manter seca
  • Vaso sanitário e caixas de descarga – manter tampados
  • Calhas e lajes – caso não seja possível verificar se acumulam água, procurar identificar sinais de umidade. Em caso afirmativo, providenciar a resolução do problema
  • Caixas d’água – verificar a condição das tampas. Solicitar a reposição daquelas ausentes ou quebradas
  • Fontes ornamentais, bebedouros de animais domésticos, piscinas – verificar a presença de organismos vivos dentro da água. Fazer limpeza regularmente

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.