Mais um ano letivo começou no Educandário Anália Franco, em Santos, com atividades voltadas para melhorar a qualidade dos serviços prestados gratuitamente a crianças e adolescentes, além das ações para conservar as edificações desta instituição existente há 102 anos.
Sendo assim, as parcerias são essenciais para atravessar os desafios de manter esta entidade sem fins lucrativos que atualmente atende 293 alunos nos regimes de creche, educação infantil e acolhimento institucional (abrigo).
Neste mês de março foi colocado em prática um programa de capacitação para gestores de escolas e para a comunidade. Portanto, que reuniu a equipe pedagógica para uma imersão em conceitos de uma metodologia que busca o diálogo para formar cidadãos cooperativos – o Programa ‘A União Faz a Vida’. Nos dias 13 e 15, as atividades envolveram dinâmicas dentro da sede localizada na avenida Ana Costa, 277, no Gonzaga. Além de expedições investigativas realizadas na vizinhança. A Praça Nenê Ferreira Martins foi escolhida como um dos destinos para observação. E, assim, conhecer e reconhecer a comunidade onde o Educandário Anália Franco está inserido.
“A Educação é a chave para um futuro melhor e essa iniciativa da Sicredi fortaleceu ainda mais nosso compromisso com o desenvolvimento das crianças. A parceria já está nos proporcionando experiências incríveis de aprendizado, colaboração e cidadania, o que com certeza refletirá positivamente no nosso trabalho”, diz o presidente Ivo Sanches.
Transforme seu Imposto de Renda em Solidariedade
Nesta época do ano em que é preciso declarar o Imposto de Renda (IR), também é possível destinar parte do valor com o projeto de Restauração do Castelinho, a primeira sede do Educandário Anália Franco – localizada entre a avenida Ana Costa e a rua Barão de Paranapiacaba – e, assim, contribuir diretamente com a preservação de um patrimônio da cidade.
A ação pode ocorrer até 30 de maio, prazo final das declarações. Em 2024, mais de R$ 1,5 milhão foram destinados na Baixada Santista, de acordo com a Receita Federal. Em Santos, moradores podem contribuir com até 6% do IR caso optem por destinar o valor da declaração na modalidade ‘completa’ e para as empresas, na modalidade ‘lucro real’, podem destinar até 4% do IR aos fundos de proteção às crianças e adolescentes. A intenção deve ser informada no preenchimento da declaração, de pessoas físicas e jurídicas. É uma forma legal e segura de ajudar, feita tanto por quem tem a pagar à Receita Federal quanto a restituir. Com a destinação, o cidadão indica para a Receita onde quer que se aplique o imposto pago.
Como fazer?
A Receita Federal destaca em cartilha, que só se pode fazer destinação nas modalidades ‘completa’ (pessoas físicas) e ‘lucro real’ (pessoas jurídicas). A doação pode ocorrer no ano corrente, diretamente a um fundo e guardando-se o comprovante para, no ano seguinte, informar o valor doado na guia Doações Efetuadas, na declaração do IR, ou já na declaração atual. Neste último caso, o contribuinte deve usar a aba Doações Diretamente na Declaração e clicar no botão Novo para escolher o fundo beneficiado.
Serviços permanentes
Dessa maneira, o Educandário Anália Franco ainda oferece à população o Bazar do Anália, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para a venda de produtos seminovos, recém doados e selecionados pela qualidade; e a Lavanderia Doméstica com acesso pela rua Barão de Paranapiacaba, 244, quase esquina com a av. Ana Costa.
Além disso, para mais informações, entre em contato com o telefone (13) 3229-8500. Desse modo, que atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e também pelo aplicativo WhatsApp.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.