Até a chegada do verão, mais 40 novos ônibus intermunicipais na Baixada Santista serão entregues com aparelhos de ar condicionado.
Assim, o montante chegará a 140 veículos – cerca de 1/3 do total da frota que circula pelas nove cidades da Baixada Santista.
Atualmente, são 100 mil pessoas que utilizam as 61 linhas que atendem a região na única empresa que oferece os serviços: a BR Mobilidade.
Os valores das tarifas variam de R$ 5,30 (Caruara – Santos/Riviera de São Lourenço – Bertioga) a R$ 34,20 (Terminal Rodoviário de Peruíbe – Terminal Rodoviário Santos).
“Ao todo são 200 mil viagens”, destacou a deputada Solange Freitas (União).
Desde o início do mandato, ela tem atuado na luta contra a ‘sauna móvel’, como costuma apontar em relação aos ônibus que circulam sem ar condicionado.
Sua ideia, aliás, é que a proposta se estenda por todo o estado de São Paulo a medida que haja renovação contratual das frotas intermunicipais espalhadas pelas cinco regiões metropolitanas abrigadas pela EMTU.
Solange participou do Jornal Enfoque desta sexta (19), quando adiantou o aumento do efetivo de veículos com o equipamento instalado.
“A informação é que eles cheguem até o final do ano, com a renovação da frota”, salientou.
“Ainda que não seja a totalidade, pelo menos mais passageiros poderão se beneficiar de um transporte melhor”, acrescentou.
Ela explica que a nova frota deverá beneficiar usuários de todas as cidades em geral, mas, em especial, os de Cubatão, cidade onde poucas linhas são beneficiadas.
Ponte do Rio Casqueiro
Durante o programa, a parlamentar também falou sobre a interdição da ponte do Rio Casqueiro.
Ela liga Cubatão e Santos e está interditada desde janeiro, trazendo sérios transtornos às pessoas que a utilizam, restando apenas a Via Anchieta como acesso.
Pior, com a chegada da temporada de verão, o fluxo de veículos crescerá ainda mais, trazendo mais transtornos aos moradores.
Ou seja, pequenos trajetos se tornam grandes viagens – e tempo desperdiçado.
Conforme ela, a Ecovias apresentou duas propostas distintas: uma prevê reforço estrutural em 2 dos 12 pilares de sustentação hoje comprometidos, permitindo apenas a circulação de carros de passeio.
A segunda prevê reforma total.
Porém, não há qualquer previsão sobre o tipo de obra nem o início das mesmas.

Deputada Solange Freitas falou das ações do mandato durante participação no Jornal Enfoque. Foto: Vinícius Dantas
Outros temas
No programa, ela comentou sobre leis de sua autoria sancionadas pelo governador Tarcísio de Freitas, como a de Conscientização nas Comunidades sobre os riscos do câncer.
Ela mesmo soube de um câncer de mama no início de janeiro e vem acompanhando o quadro até então.
Aliás, sobre a doença, ela fez um relato e alerta particular sobre a necessidade de acompanhamento, com a importância sobre o diagnóstico precoce.
E reforçou a luta para ampliar o número de carretas de mamografia no Estado de São Paulo (hoje são cinco).
“Queremos ampliar este volume”, destacou.
Além disso, falou da lei recém aprovada que obriga os shoppings a instalarem salas sensoriais para portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Assim, a proposta encontra-se na secretaria de Pessoas com Deficiência para a implantação das normas e adequações e passará a vigorar em breve.
No programa, ela também falou sobre o Caso Carlinhos, adolescente que morreu em Praia Grande vítima de bullying dentro da escola, cujo resultado ainda está indefinido.
Além da atuação na Assembleia Legislativa e posição contrária à PEC da Blindagem.
“Um absurdo!”, destacou.
A proposta aprovada pelos deputados – já no Senado para análise – deve ser estender para as demais casas legislativas.
Além disso, ficou animada com o resultado da pesquisa Enfoque/Boqnews, onde surge com 9,2% das citações dos eleitores.
“Agradeço a confiança do nosso trabalho”, explica a parlamentar, que atuou durante décadas como jornalista de TV em emissoras da região, especialmente na TV Tribuna (afiliada da Globo).
Programa completo
Confira o programa completo
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.