A Campanha Nacional de Multivacinação começou. O Ministério da Saúde reforça, até 31 de outubro, o chamado para a atualização das doses em atraso na carteira.
Sendo assim, em Santos, as unidades estão preparadas e o Dia D já está marcado: 18 de outubro, com policlínicas abertas e três postos volantes.
O alerta ministerial tem como foco especial a aplicação de doses em atraso nas crianças e jovens até 15 anos, mas pessoas de todas as idades podem procurar as policlínicas, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h e aos sábados, em unidades informadas às sextas-feiras nos canais oficiais da Prefeitura.
Desse modo, considerando todas as vacinas que fazem parte do calendário nacional para crianças e jovens até 15 anos, a cobertura vacinal média de 2025 em Santos está em 82,08%.
Estratégias
Para ampliar a cobertura, as unidades promoverão chamados em rodas de conversa e nos grupos de atividades coletivas nas policlínicas, durante visitas domiciliares, além da busca ativa de faltosos.
Haverá ainda o Dia D de vacinação em 18 de outubro (sábado), com a intenção de facilitar o acesso dos jovens e responsáveis às policlínicas que estarão abertas no dia, e de outros três postos externos estrategicamente localizados: Novo Quebra-Mar (Av. Pres. Wilson s/n°), Base do Samu/GCM – antiga Ilha de Conveniência (Av. Bartholomeu de Gusmão s/n°) e na Praça Bruno Barbosa (em frente à Igreja Sagrada Família, no Castelo).
“A Campanha Multivacinação é sempre uma oportunidade para nos comunicarmos mais ativamente com a população e sensibilizar quanto à importância de manter os índices vacinais em patamares satisfatórios, que vão garantir a proteção não apenas para quem tomou a vacina, como para toda a sociedade, por meio da proteção coletiva que é proporcionada quando vacinamos uma quantidade elevada da população-alvo”, explica o secretário de Saúde, Fábio Lopez.
A Secretaria de Saúde de Santos também reforça as campanhas de vacinação da dengue, disponível para jovens entre 10 e 14 anos, e da gripe pode ser oferecida para qualquer pessoa a partir de 6 meses. Além da divulgação das peças da campanha e mobilização nos estados e municípios, o Ministério da Saúde fará chamamento pelo Meu SUS Digital. Serão enviados alertas a todos os usuários do aplicativo, com expectativa de chegar a 40 milhões de pessoas.
Dengue
A vacinação contra a dengue atingiu apenas 29% de cobertura. É destinada às crianças e jovens de 10 a 14 anos e a proteção fica completa após duas doses, aplicadas em um intervalo de 90 dias. Além daqueles que ainda não iniciaram o esquema vacinal, há cerca de 3,3 mil que não voltaram para tomar a segunda dose.
Com relação à gripe, o Município já vacinou 140.564 pessoas. Porém, ainda há um caminho a percorrer entre os grupos considerados prioritários. Os idosos da Cidade que já se vacinaram correspondem a 52,02% do total, as crianças de 6 meses a 5 anos, 50,18% e as gestantes, 49,32%.
O ideal é levar a carteirinha para anotar a dose, mas quem não estiver com o documento será vacinado do mesmo jeito. Assim como as policlínicas, as equipes dos postos extramuros estarão com sistema informatizado em funcionamento para fazer o registro das doses.
Documentos
Documento com foto, CPF e carteirinha de vacinação (se houver).
Públicos
As vacinas de rotina que fazem parte do calendário nacional de imunização são oferecidas de acordo com a idade. Saiba mais em https://www.gov.br/saude/pt-br/vacinacao/calendario
Gripe
Pessoas de todas as idades, a partir dos seis meses de vida
Dengue
Crianças e adolescentes de 10 a 14 anos – duas doses com intervalo de 3 meses
Covid-19
Veja todos os grupos contemplados clicando em https://www.gov.br/saude/pt-br/campanhas-da-saude/2024/covid-19/esquema-vacinal
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.