Já estão concluídas as fundações para a ala comercial do projeto da Prefeitura de requalificação da Bacia do Mercado (Praça Iguatemi Martins, Vila Nova).
Sendo assim, a edificação das primeiras unidades já começou e a ala ficará próxima da estação das catraias.
O projeto integra o processo de revitalização do espaço, planejado de forma integrada pela Administração, e envolve também a reforma do Mercado Municipal e a criação do Cine Escola, visando reforçar seu potencial econômico e turístico, e de mobilidade urbana do Centro Histórico.
O centro de abastecimento já dispõe de uma estação do VLT, parte do novo trecho de oito quilômetros do modal, com 12 pontos de embarque/desembarque, que liga a Conselheiro Nébias ao Valongo e início de operações previsto para o final do ano.
“Paralelamente, continuam os acompanhamentos topográficos, a movimentação de solo na área e as escavações necessárias para esta etapa”, explicou o secretário Fabrício Cardoso, titular Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra).
Melhorias
Toda a área ganhará passeios no padrão Calçada para Todos e já foram realizadas tratativas com as concessionárias de energia elétrica e telecomunicações para enterramento de suas fiações. Portanto, o que valorizará ainda mais o projeto de revitalização. A rede de iluminação pública também será subterrânea.
Portanto, as obras se estendem, também, à chamada “rua do meio”, entre os dois blocos do Mercado, que ganhará novas pavimentação e rede de drenagem, além de reestruturação da já existente.
“Concluídas essas obras, começarão os serviços de melhoria no trecho da praça em frente a atracação das catraias”, prosseguiu o secretário, adiantando que está prevista a abertura de um novo acesso entre a Rua 7 de Setembro e a Perimetral, medida que contribuirá para a melhoria da mobilidade urbana e do ordenamento no entorno do mercado.
Catraias
O projeto valoriza não apenas a função da mobilidade das catraias, um dos símbolos da Cidade, mas também seu papel no cenário turístico. O meio de transporte, com movimento estimado em 10 mil pessoas por dia, interliga Santos e o distrito de Vicente de Carvalho (Guarujá).
Desse modo, de acordo com o projeto elaborado pela Secretaria do Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Semam), a Bacia do Mercado ganhará uma cobertura em cinco arcos de concreto e vidro na estação das catraias, mesclando antigo e modernidade de forma harmônica.
“O local terá novo espaço administrativo e de apoio, com sanitários para os usuários da estação das catraias e da Bacia do Mercado. Além de um deck flutuante e acessível para embarque e desembarque dos passageiros, e área de contemplação”, detalhou o engenheiro civil Daniel Navrocky, da Seinfra.
Aliás, a iluminação será reforçada e a área disporá de novos mobiliário urbano e paisagismo. “Os taludes da bacia serão recuperados e receberão novo guarda-corpo no entorno.”
Também haverá a instalação de um playground e criada área para o estacionamento de veículos.
Investimento
Além disso, as obras estão a cargo da empreiteira Leman Construções e Comércio S.A., com prazo de conclusão no primeiro semestre do próximo ano.
Desse modo, o investimento é de R$ 10.314.532,90, dos quais R$ 6 milhões destinados pelo Fundo de Desenvolvimento Urbano (Fundurb).
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.