O secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Jorge Lima, atribui o recorde às medidas conjuntas adotadas pelo governo paulista. “É determinação do governador Tarcísio de Freitas realizar ações para gerar renda, emprego e desenvolvimento regional. Estamos estimulando constantemente o empreendedorismo e a melhora do ambiente de negócio para que novas empresas sejam instaladas aqui”, afirma.
O dinamismo do ambiente de negócios em todo o estado de São Paulo voltou a se destacar em outubro de 2025. Dessa maneira, a Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp) registrou 37.801 novas empresas, o maior número já contabilizado para o mês.
Assim, consolidou mais um recorde na série histórica da autarquia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE).
O resultado confirma a tendência de expansão do empreendedorismo no território paulista. Aliás, o número de novas empresas cresceu 6,8% em relação a outubro de 2024, quando foram registradas 35.406 aberturas, o que reforça a confiança dos empreendedores e o vigor da economia estadual.
Além das novas constituições, o saldo líquido de empreendimentos – diferença entre aberturas e encerramentos – também foi expressivo: 22.700 empresas. Esse resultado representa o segundo melhor desempenho de 2025, ficando atrás apenas de fevereiro, quando o saldo foi de 25.958.
Conjunto de medidas
Para o presidente da Jucesp, Márcio Shimomoto, o desempenho reflete o protagonismo dos empreendedores de todo o estado. “Os números mostram que cada vez mais pessoas têm encontrado na abertura de empresas uma oportunidade concreta de transformar ideias em realidade. Esse movimento fortalece o ambiente econômico, gera empregos e reafirma a vocação empreendedora de São Paulo”, afirmou.
Com números robustos e crescimento consistente, São Paulo reafirma sua posição como o principal polo empreendedor do país, impulsionando inovação, competitividade e desenvolvimento em todas as regiões do Estado.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.