Santos, 480 anos: cidade abriga história, cultura e lazer | Boqnews
Foto: Arquivo-PMS

Turismo

24 DE JANEIRO DE 2026

Siga-nos no Google Notícias!

Santos, 480 anos: cidade abriga história, cultura e lazer

Parques, museus, mercado de frutos do mar e a maior orla-jardim do mundo oferecem atrações para todos os gostos

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Quebra Mar

Localizado no bairro do José Menino, o tradicional Quebra-Mar (formalmente denominado Parque Roberto Mário Santini) conta com uma área de 42.766 m². Assim, o espaço oferece uma vista privilegiada da Ilha de Urubuqueçaba e de toda a orla santista, além de um pôr do sol que se tornou uma atração indispensável.

Com acesso gratuito e ambiente pet friendly, o parque combina lazer, esporte e contemplação. Um dos grandes destaques é a fonte interativa, que funciona diariamente (exceto às terças-feiras), das 10h às 22h, fazendo a alegria de crianças e turistas.

O parque oferece amplos espaços para caminhar, correr, andar de bicicleta, patinete e skate. Além da estação do Bike Santos Kids, que permite a retirada de bicicletas infantis por meio de aplicativo. Ali também são realizadas aulas gratuitas de ioga e dança circular, oferecidas pela prefeitura.

Museu Pelé

Instalado nos imponentes e restaurados Casarões do Valongo, o Museu Pelé é um tributo à trajetória de Edson Arantes do Nascimento, o Rei do Futebol. O espaço preserva o valioso acervo pessoal do “Atleta do Século XX”. Dessa maneira, reúne itens históricos como camisas, chuteiras, bolas, documentos, condecorações e troféus que narram suas conquistas globais.

Nos 4.134 m² de área expositiva, os visitantes mergulham em uma experiência imersiva. Composta por áudios, filmes e fotografias que detalham a vida do homem que levou o nome de Santos para os quatro cantos do mundo.

Nascido em 23 de outubro, em Três Corações (MG), Pelé iniciou sua trajetória profissional aos 16 anos no Santos Futebol Clube. No “Peixe”, o Rei permaneceu por quase duas décadas, transformando o clube e a cidade em referências mundiais do esporte.

Localizado no Largo Marquês de Monte Alegre, no Valongo, o museu funciona de terça a domingo, das 10h às 17h30, com entrada gratuita.

Orquidário

Inaugurado em 1945, o Orquidário Municipal de Santos completará 81 anos em novembro deste ano. O projeto do local remonta a 1903, quando o engenheiro Saturnino de Brito, em seu plano de saneamento da cidade, previu a desapropriação de terrenos para facilitar o acesso à Usina de Tratamento e criar um parque público. O terreno, que era um campo de futebol, foi desapropriado em 1909 e doado pelo Estado à Prefeitura em 1914.

No entanto, a construção só se concretizou anos depois, após a morte do comendador Júlio Conceição, em 1938. Reconhecido como o primeiro orquidófilo do Brasil, ele cultivava mais de 90 mil mudas de orquídeas em sua chácara no Boqueirão, conhecida como Parque Indígena. A propriedade se tornou o primeiro espaço de visitação pública de Santos, referência turística e, na época, o maior orquidário ao ar livre do mundo.

Hoje, o Orquidário é um parque zoobotânico que reproduz a Mata Atlântica, abrigando cerca de 1,5 mil orquídeas de 60 espécies e aproximadamente 1.500 árvores e arbustos, entre nativas, frutíferas, medicinais e exemplares de outros países.

O espaço está localizado na Praça Washington, s/nº, no bairro José Menino. Os ingressos custam R$10, com pagamento somente em dinheiro.

Mercado do Peixe

Inaugurado em 16 de janeiro de 1982 na praça Almirante Gago Coutinho, o Mercado do Peixe é um elo entre moradores e pescadores da região. Com um pouco de mais de quatro décadas, o local ganhou um novo espaço em 2020 na Avenida Mário Covas. Dessa maneira, ampliou o seu espaço para uma instalação de 2 mil m², totalmente climatizado e conta com 20 boxes. Aliás, dois deles destinados a temperos e artigos de pesca.

Assim, o local recebe diariamente moradores e turistas que o frequentam não apenas para comprar frutos do mar, mas também para aproveitar um ambiente amplo e acolhedor. Aliás, o espaço conta com seis esculturas de garças confeccionadas em fibra de vidro. Assim, decoram a área interna e remetem às aves que costumavam permanecer ao redor do antigo prédio do mercado.

O Mercado ainda abriga, no mezanino, um restaurante/lanchonete de proposta informal e cardápio enxuto. Com destaque para sanduíches — incluindo um hot dog de salsicha feita com frutos do mar — além de porções, peixes e frutos do mar preparados na brasa.

O equipamento fica na Avenida Mário Covas, 3050, Ponta da Praia e funciona de terça a sábado, das 7h às 18h, e aos domingos das 7h às 15h.

 Orla

Em uma longa faixa de areia que se estende do bairro do José Menino à Ponta da Praia, Santos foi reconhecida pelo Guinness World Records, em 2002, como o maior jardim de praia do mundo. Até hoje, o espaço se mantém como um verdadeiro cartão-postal da cidade, emoldurando sete quilômetros de praia — com 5.335 metros de extensão e largura entre 45 e 50 metros, totalizando 218.800 m².

Entretanto, o jardim também funciona como uma galeria de arte a céu aberto, que abriga 38 monumentos e conjuntos esculturais que destacam personagens de cenários santistas, nacionais e internacionais. Entre texturas, cores e aromas que encantam visitantes, o espaço possui 1.300 canteiros, floreiras e vasos com mais de 70 espécies ornamentais, como lírios-da-paz, biris, dracenas, pingos-de-ouro, paulistinhas, margaridas brancas e amarelas, crinuns brancos e coleus. Há ainda 1.800 árvores de diferentes portes, incluindo palmeiras, cicas e chapéus-de-sol.

Difundindo a história de Santos, a orla oferece ainda monumentos, cinema, gibitecas e uma ampla variedade de opções de lazer, agradando tanto moradores quanto turistas.

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.