São Vicente inaugura primeira república para jovens em vulnerabilidade | Boqnews
República para Jovens SV Foto: Divulgação/SV

Assistência social

28 DE JANEIRO DE 2026

Siga-nos no Google Notícias!

São Vicente inaugura primeira república para jovens em vulnerabilidade

Espaço Novo Começo oferece moradia, acompanhamento psicossocial e apoio à autonomia de jovens em situação de vulnerabilidade

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A Prefeitura de São Vicente inaugurou o Espaço Novo Começo, um serviço de acolhimento institucional voltado a jovens de 18 a 21 anos em situação de vulnerabilidade social e com vínculos familiares fragilizados.

Dessa maneira, a república atende jovens que deixam outros serviços formais de acolhimento em São Vicente, como abrigos e instituições, e que não têm condições imediatas de retornar ao convívio familiar ou de alcançar autonomia.

Serviços oferecidos

Entre os serviços oferecidos estão moradia subsidiada em regime residencial, acompanhamento psicossocial permanente, orientação socioassistencial e apoio para inserção na sociedade. Além disso, estão incluídos possíveis encaminhamentos para educação, qualificação profissional, saúde e inclusão social, conforme a lógica dos serviços de acolhimento na modalidade República.

“Nosso trabalho é cuidar das pessoas. São jovens que completam a maioridade dentro do abrigo e, de repente, precisam saber para onde vão. Este espaço oferece cuidado, acolhimento e autonomia para que eles possam dar um salto em direção ao futuro”, ressaltou o prefeito Kayo Amado.

Acesso à República

O acesso à República Jovem ocorre por meio de encaminhamentos da rede socioassistencial do município. Como CREAS, CRAS, outros serviços de acolhimento ou pela equipe técnica da Sedes. O processo de preparação dos jovens começa ainda antes da maioridade, a partir dos 17 anos e 11 meses, com orientações e acompanhamento gradual para a transição. Após avaliação técnica, os jovens ingressam no serviço e passam a desenvolver um projeto de vida individualizado. Portanto, com metas voltadas à autonomia e à inclusão social.

Atualmente, o Espaço Novo Começo possui vagas disponíveis. A estrutura é composta por dois quartos, três banheiros, sala de convivência, sala técnica, cozinha e área de lazer. “Aqui não é apenas um acolhimento, é um lar. O jovem passa a ser protagonista da própria história, responsável por suas escolhas e pela condução da própria vida, com o suporte necessário”, ressalta Vanessa Moraes, fundadora da instituição/ONG Nós Por Nós.

Com a inauguração da República Jovem, São Vicente se consolida como referência regional, sendo o primeiro município da Baixada Santista a implantar esse modelo de atendimento. “São Vicente sempre foi pioneira, e seguir esse legado, especialmente na assistência social, é motivo de orgulho. Que os jovens que entrarem por essa porta possam se desenvolver para enfrentar o mundo lá fora com mais autonomia e esperança”, concluiu o prefeito.

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.