Autor Elton Alexandre lança o livro “Águas ancestrais” | Boqnews
Foto: Divulgação

cultura

09 DE FEVEREIRO DE 2026

Siga-nos no Google Notícias!

Autor Elton Alexandre lança o livro “Águas ancestrais”

Evento acontece na quinta (12), a partir das 18h, na Praça dos Andradas, 95, no Centro de Santos

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A literatura da Baixada Santista ganha novo fôlego. “Águas Ancestrais” não é apenas um livro, é um reencontro, um mergulho na identidade negra, na vivência e na força da palavra que resiste. Venha conhecer e ouvir o que as águas têm a dizer sobre nossas raízes e nossos destinos.

O autor Elton Alexandre, o Nego Panda, verte sua prosa no palco da Vila do Teatro (Praça dos Andradas, 95, Centro, Santos).

A jornada de Nego Panda pela Bahia representa uma busca profunda por reconectar-se com suas raízes e se redescobrir como homem preto, periférico e artista da palavra em um território que ele descreve como a “pequena África” brasileira.

Durante sua estada em Salvador, ele mergulha no universo da capoeira, dialogando com mestres como Cafuné e Itapoan — discípulos de mestre Bimba — e vivenciando a energia ancestral de rodas no Forte da Capoeira ao lado de mestre Zoinho e mestre Boca Rica.

Esse percurso também é atravessado por reflexões críticas sobre a resistência contra o racismo religioso, evocadas pela memória de Mãe Gilda e pela visita ao Museu Nacional da Cultura Afro-brasileira (MUNCAB, e Salvador, Bahia, onde o autor contempla a imagem de Anastácia Livre como um símbolo de ressignificação da dor em busca de dignidade.

Editado pela Periferia da Palavra, o livro foi viabilizado com o apoio do Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) do Ministério da Cultura e Governo Federal, com a coordenação da escritora Lua.

 

Sobre o autor

Elton Alexandre conhecido como Nego Panda, nascido na cidade de São Paulo, morador de Praia Grande, litoral sul paulista é mestre de Capoeira. Graduado em psicopedagogia, poeta, griô, slammer e contador de histórias, traz a ancestralidade em suas escrevivências, poética embalada ao som do aço do berimbau e no couro do tambor.

Membro do Coletivo Quilombagem Literária, da Academia de letras e artes de Praia Grande (ALAPG), da Casa do Poeta Brasileiro de Praia Grande, coordenador pedagógico na Biblioteca Conto de Fadas Periférico. Idealizador do Sarau das Ostras, Slam Caiçara e da Editora Periferia tem Palavra, uma editora preta de quebrada, voltada para publicação de autores negros e negras, LGBTQIAPN+ e periféricos.

Suas publicações

Poesias de um Mundo Louco, No Balanço da Mandinga, Na Cabaça do Meu Gunga, Entre os Ritos da Negaça, Assuntos D’versos, O Artesão da Palavra, Fio de Contos, livreto infantil, O Tambor Encantado. Também é autor de vários cordéis, participante e organizador de diversas antologias.

 

Onde fica?

Lançamento do livro “Águas Ancestrais”

Data: quarta-feira (12), às 18h

Local: Vila do Teatro (Praça dos Andradas, 95, Centro, Santos)

Editora: Periferia tem Palavra

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.