Santos elimina 76 focos de dengue em mutirão no Marapé | Boqnews
Foto: Raimundo Rosa/PMS

Saúde

13 DE FEVEREIRO DE 2026

Siga-nos no Google Notícias!

Santos elimina 76 focos de dengue em mutirão no Marapé

Ação mobiliza 70 agentes, visita 1.575 imóveis e reforça vacinação contra dengue para crianças, jovens e profissionais de saúde

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A Secretaria de Saúde de Santos intensificou o combate ao mosquito Aedes aegypti com o 4º Mutirão de 2026, realizado quarta (11) e quinta-feira (12), no bairro Marapé. As equipes visitaram 1.575 residências e eliminaram 76 focos com larvas. Em 95 imóveis, moradores não permitiram a entrada dos agentes.

A mobilização reuniu 70 agentes de combate a endemias e contou com apoio da empresa Terra Santos na retirada de materiais inservíveis que acumulam água e favorecem a proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

As equipes encontraram larvas em ralos externos, fontes de jardim, tambores, sacos de lixo, bandejas de geladeira, latas, copos descartáveis, baldes, vasos sanitários e pratinhos de plantas.

Ao longo de 2026, a Secretaria de Saúde manterá mutirões nos bairros com maior incidência de mosquitos nas armadilhas de monitoramento. Nos quatro mutirões realizados neste ano, as equipes eliminaram 345 focos com larvas, média de 86,5 por ação. O número de recusas de entrada soma 489 registros, média de 122,25 por mutirão.

A chefe de atividades técnicas do Centro de Controle de Zoonoses e Vetor (CCZV), Ana Paula Favoreto, reforça a importância da prevenção. “Não há nada melhor que eliminar os focos para reduzir a chance de proliferação do mosquito”, afirma.

Morador do Marapé, o administrador Leandro Siqueira destaca a relevância das visitas. “No dia a dia, muitas vezes não percebemos focos dentro de casa ou no quintal. A equipe identifica situações que passam despercebidas.”

Rosaly Amado, de 81 anos, que já contraiu dengue duas vezes, alerta para a gravidade da doença. “A dengue derruba e deixa a pessoa debilitada. Quanto mais prevenção, mais proteção para a Cidade.”

Vacinação contra dengue segue nas policlínicas

A vacinação contra a dengue atende crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, com duas doses no esquema vacinal e intervalo de 90 dias entre as aplicações. As policlínicas oferecem a vacina de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

O município também iniciou a aplicação da nova vacina contra a dengue em profissionais de saúde, incluindo agentes de combate a endemias e trabalhadores das policlínicas. Santos recebeu 618 doses e realiza a aplicação de forma gradativa nos servidores.

Em 2026, Santos registra 51 casos de dengue e seis de chikungunya.

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.