Com 39 km2 em sua área insular, Santos tem suas peculiaridades.
De um lado, as praias, sua população, a movimentação portuária e sua riqueza histórica, que se misturam a uma realidade nem sempre conhecida.
Durante o Carnaval, cenas divulgadas pela Imprensa mostraram uma Santos que destoa destas belas paisagens.

Pancadão do Carnaval
Afinal, no tradicional Morro São Bento, jovens curtiam o pancadão do funk, em alusão ao crime organizado e ao som dos tiros disparados para o ar. Pior foram os comentários em redes sociais de apoio à iniciativa.
Com total naturalidade.
Água
Afinal, há tempos que o poder paralelo se espalha pelos morros, periferias e bairros nobres das cidades da Baixada Santista.
Não só pelas características geográficas, especialmente em Santos e Guarujá devido aos morros, mas pela exclusão social presente nas comunidades em vários pontos.
Estado ausente
Vale lembrar que 315 mil pessoas vivem em áreas periféricas na região.
Sem a presença do Estado nem estrutura mínima, o crime organizado ganha cada vez mais espaço.
Sem alardes.
Exportação
Não bastasse, não é à toa que o Porto de Santos é importante polo de escoamento de drogas para a Europa.
Afinal, segundo o Ministério Público, o PCC usa navios atracados no cais para enviar 60% da cocaína traficada do Brasil ao continente europeu.
Licença para entrar
Aliás, é comum que grupos sociais e benemerentes que queiram entrar em comunidades carentes precisem pedir autorização para os ‘donos do pedaço’ nas comunidades.

Sozinho
Apesar da repercussão, parece que o episódio não ocorreu em Santos, segundo ampla maioria dos vereadores que compareceram à sessão da última quinta-feira. Exceção a Fábio Duarte (PL – foto acima), que defendeu tolerância zero contra os pancadões do funk, objeto de projeto de lei de sua autoria.
“É uma afronta à lei e à ordem pública”, disparou.

Disputa acirrada
Após anos sem disputa entre chapas, a eleição pela presidência da cooperativa Unimed Santos promete ser inesquecível.
A eleição ocorrerá entre os dias 23 e 24 de março, no salão Orquídea do Parque Balneário Hotel.
Pelo menos duas chapas concorrerão.
Megaterminal
Entre os nove itens da pauta marcada para esta terça (24), às 14 horas, a Comissão Municipal de Análise de Vizinhança – Comaiv, de Santos, irá analisar e deliberar sobre o projeto TMGF, uma parceria da DP World com a Rumo, em uma área de 972 mil m2 na Ilha Barnabé.
Empregos
Conforme o empreendimento, o projeto prevê a expansão da movimentação de granéis vegetais e fertilizantes, incluindo construção de edifícios e acessos ferroviários.
Além disso, serão necessários 1700 trabalhadores para a execução das obras e, após concluída, a empresa contratará 635 colaboradores.

Médico Fábio Mesquita lançará livro sobre sua trajetória profissional. Foto: Felipy Brandão
Diário de Bordo
Após ter deixado a pasta da Saúde em Guarujá no início do mês, o médico epidemiologista e ex-vereador em Santos Fábio Mesquita finalizou o livro Diário de Bordo, que pretende lançar em abril.
Assim, a obra resume ações e reflexões ao longo de sua trajetória profissional em Santos, Brasília e pelo mundo, onde atuou em escritórios da OMS – Organização Mundial de Saúde.
Além disso, Mesquita participou do Jornal Enfoque desta quinta.
Confira o programa
Quem responde?
Qual será o impacto…
do desfile da Acadêmicos de Niterói na campanha presidencial?
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.
Deixe um comentário