Os organizadores do Festival de Paulínia divulgaram na última sexta-feira (11) a programação completa dos filmes exibidos durante o evento, que ocorre entre os dias 22 e 27 de julho, na cidade do interior de São Paulo.
Somando-se aos filmes nacionais já revelados anteriormente, sete longas estrangeiros terão suas estreias durante o festival. São eles O Samba, de Georges Gachot (França), As Férias do Pequeno Nicolau, de Laurent Tirard (França), A Pedra da Paciência, de Atiq Rahimi (Afeganistão), Geronimo, de Tony Gatlif (França), Paraíso, de Mariana Chenillo (México), O Casamento de May, de Cherien Dabis (EUA), e A Imigrante, de James Gray (EUA).
Este ano marca a volta do festival com uma programação internacional, a primeira desde 2011. No ano passado, uma edição enxuta do evento aconteceu em dezembro, com seis filmes na programação e sem mostra competitiva.
A abertura, no dia 22, terá a pré-estreia mundial do longa Não Pare na Pista – A Melhor História de Paulo Coelho, de Daniel Augusto, e contará com a presença de nomes como Abel Ferrara, Jacqueline Bisset, Georges Gachot, Martinho da Vila, Toni Gatlif e Matheo Boisselier.
Já o encerramento terá a exibição do longa Bem Vindo a Nova York, longa dirigido por Ferrara no qual Gerard Depardieu interpreta um viciado em sexo que comete uma agressão sexual sobre uma empregada de hotel. O filme é baseado nos escândalos do ex-diretor do FMI Dominique Strauss-Kahn.
Na cerimônia haverá ainda uma homenagem ao cineasta Cacá Diegues.
Todas as sessões de filmes no Festival serão abertas ao público e terão entrada franca, sujeita a lotação do teatro.
Os horários de exibição dos filmes podem ser vistos no site do festival.