O último domingo (14) foi de muita cor e arte urbana no Centro de São Vicente, com a realização do Projeto Vias Vivas, organizado pela Secretaria da Cultura. Durante 10 horas ininterruptas, perto de 80 grafiteiros da Cidade, demais municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista, da Capital, ABC e Interior do Estado.
Todos participaram de uma verdadeira maratona, levando arte e mensagens de cidadania a 100 postes das ruas Martim Afonso, Frei Gaspar, Ipiranga, Benjamim Constant, Tenente Durval do Amaral e Praça do Correio, onde aconteceu a grande concentração de artistas plásticos do cotidiano.
A ação criou um grande corredor cultural identificado por postes transformados em suporte de arte urbana. “Muitas vezes o grafite é confundido por vandalismo; aqui, não. É uma forma de valorizar a arte urbana; uma galeria de arte ao ar livre”, diz o secretário da Cultura, amauri Alves.
Musica e dança
DJ’s, B.Boys, rappers, grupos de dança de rua e poetas urbanos deram voz e movimento à programação do Projeto Vias Vivas, em meio a intervenção urbana dos grafiteiros. Ao final de muitas horas de atividades, missão cumprida: “Valorizamos a arte urbana, que vem despontando cada vez mais em todo o Brasil. Este foi o ponto de partida para um projeto permanente de ações urbanas”, avaliou o secretário da Cultura, Amauri Alves.