Já são cerca de 14 milhões de brasileiros com diabetes. Por dia, 500 novos casos são registrados no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde. Números que tendem a alertar para a doença, tanto que dia 14 de novembro é celebrado o Dia Mundial do Diabetes, comemorado com ações realizadas por organizações da sociedade civil, municípios, estados e pelo Ministério da Saúde.
No mundo, mais de 400 milhões de pessoas têm a doença, segundo dados da Federação Internacional de Diabetes (IDF). Para o endocrinologista Ivan Cesar Correia de Sousa, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), a informação é um dos caminhos para combater o alto índice da doença.
Ainda segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, o diabetes atinge 5,6% da população adulta no Brasil. A maior incidência é nas mulheres, cerca de 6%, contra 5,2% nos homens. O especialista explica que mudanças de hábitos alimentares, com dietas com menos gorduras, mais fibras e restrição de açúcares, e a adequação da prática de atividades físicas no dia a dia são capazes de prevenir o diabetes tipo 2.
“Atitudes preventivas costumam acontecer quando há conhecimento, mas nem todos os brasileiros têm o hábito de visitar o médico para consultas regulares. Geralmente, os pacientes chegam ao consultório já com a doença plenamente estabelecida e, às vezes, já apresentam complicações”, pondera.