Cestinhas de pastel podem ser opções para as festas de fim de ano | Boqnews
Foto: Alexsander Ferraz

Receita

10 DE DEZEMBRO DE 2014

Siga-nos no Google Notícias!

Cestinhas de pastel podem ser opções para as festas de fim de ano

Aprenda a fazer receita da iguaria, que deixa a massa crocante no forno, sem ser frita

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

 

Quer coisa mais santista que pastel? Na feira, na praia, em casa, acompanhado de caldo de cana, refrigerante ou cerveja. Não há hora certa para se entregar à essa delícia, cuja origem, no Brasil, remete aos imigrantes japoneses e à uma adaptação do rolinho primavera chinês. E foi em busca de um dos sabores mais tradicionais de Santos que o Só Churrascos Festas & Eventos adaptou uma receita com massa de pastel, crocante mas sem ser frita.

PASTEL

Cestinha com massa de pastel com a culinarista Suely Ogawa. Foto: Alexsander Ferraz

A ideia de preparar cestinhas com a massa de pastel surgiu quando a equipe do bufê decidiu inovar nos aperitivos e entradas servidos nas festas, mas sem onerar o custo final para o cliente.  A gerente da empresa, Marcelle Cortegiano Tiosse, explica que esse ingrediente é a base para saborosas combinações, doces e salgadas, e ainda rende uma apresentação para qualquer um fazer bonito à mesa. “Com um rolo de massa de pastel, que encontramos até na feira, consigo fazer entradas lindas e apetitosas para servir no coquetel de um casamento ou aniversário de adolescente, por exemplo. Elas fazem muito sucesso e dão pouco trabalho no preparo”, detalha Marcelle.

A massa é cortada em quadrados e moldada no fundo de uma forminha de empada ou mesmo uma xícara. A ideia é modelar para que fique como uma trouxinha ou cachepô. Depois, é só levar ao forno para ganhar a textura desejada. O recheio é a melhor parte dessa receita, já que pode levar os ingredientes de sua preferência. No bufê, os mais procurados são carne seca com batata e queijo (que remete ao escondidinho), camarão com catupiry, berinjela, creme de palmito e presunto com queijo. Até combinações doces caem bem, como o tradicional Romeu e Julieta, de queijo branco e goiabada, e creme de baunilha com frutas da estação.

Dependendo do complemento escolhido, as trouxinhas devem voltar ao forno, para gratinar ou derreter o queijo, por exemplo. Outros podem ser colocados na massinha já assada e servidos na hora, para não amolecer. “Dá para fazer desde cestinhas até trouxinhas fechadas, que ficam muito bonitas. Também podem ser usadas para servir saladas e outros aperitivos frios. O bom é poder variar os acompanhamentos com essa massa”, explica Marcelle, que aponta o rendimento médio de 60 unidades como outra vantagem. “Usando um só rolo de massa”.

Então, que tal aproveitar um ingrediente simples e barato para caprichar no aperitivo das festas de fim de ano ou mesmo enriquecer o almoço de domingo? Siga o passo a passo e escolha seus recheios preferidos.

Passo a passo das cestinhas crocantes com massa de pastel:

Passo a passo de cestinha com massa de pastel com a culinarista Suely Ogawa. Foto: Alexsander Ferra

Passo a passo de cestinha com massa de pastel com a culinarista Suely Ogawa. Foto: Alexsander Ferra

Purê de batata preparado com creme de leite e coberto com camarão médio refogado no azeite é uma das opções. Foto: Alexsander Ferraz

Purê de batata e coberto com camarão refogado no azeite é uma das opções. Foto: Alexsander Ferraz

1 – Abra o rolo da massa de pastel e corte tiras de 7 centímetros de largura, mantendo o plástico que a envolve.
2 – Dobre uma ponta da massa, na diagonal, como se formasse um triângulo, e corte. Essa medida resultará em quadradinhos de 7×7.
3 – Para modelar o formato da cestinha, forre uma forminha de empadinha, do lado de dentro ou de fora. Dependendo do lado escolhido, a cestinha ficará mais aberta ou mais fechada.
4 – Tire o plástico da massa. Coloque as forminhas em uma forma, leve ao forno a 220 graus e asse por 20 minutos, ou até que estejam levemente douradas.
5 – Desenforme. As cestinhas mantêm a mesma crocância por até uma semana, se guardadas em pote com tampa.
6 – Depois de recheadas, a textura continua crocante por até 3 horas.

Sugestão de recheios:
Purê de batata preparado com creme de leite e coberto com camarão médio refogado no azeite com alho e cebola, por três minutos, com pedaços de tomate e salsinha.
Purê de batata preparado com creme de leite e misturado à maionese, requeijão, presunto, queijo, cenouras e ervilha fresca.
Creme de baunilha coberto com morango e creme de leite.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.