Início dos anos 2000. Cuiabá. Capital do Mato Grosso. Um grupo de estudantes universitários se reúne e resolve fundar um espaço destinado à produção cultural e ao ativismo político. Nasce o Espaço Cubo, que viria a virar de pernas pro ar a cena local de música jovem cuiabana ao criar um novo sistema solidário de financiamento cultural, baseado em uma moeda social, o Cubo Card.
Em meados dos anos 2000, o grupo de pioneiros cuiabanos se associa com outros ativistas, produtores e artistas de Londrina, Rio Branco e Uberlândia e funda a rede Fora do Eixo, que em pouco mais de sete anos se torna uma das forças mais instigantes do cenário político-cultural brasileiro.
“Os Novos Bárbaros – A aventura política do Fora do Eixo” é o primeiro livro a se debruçar sobre essa saga. A aventura do título é a de um bando de jovens oriundos de cidades fora do eixo hegemônico da cultura nacional que construíram um movimento político organizado em todos os estados do país e com atividades também na América Latina e na África.
Escrito pelo jornalista, escritor e pesquisador da cultura contemporânea Rodrigo Savazoni, o livro é resultado de uma investigação acadêmica desenvolvida na Universidade Federal do ABC. A pesquisa busca compreender a formação e os principais aspectos do funcionamento do FdE.
A edição é da Aeroplano Editora, e inaugura a Coleção Novas Tramas, que tem a curadoria de Heloísa Buarque de Holanda, uma pesquisadora sempre de olho nos novos atores da cultura brasileira. Segundo ela, “Os Novos Bárbaros” é um “texto definitivo sobre a polêmica rede Fora do Eixo”.
Em artigo publicado no jornal O Estado de S. Paulo, o jornalista e professor universitário Eugênio Bucci afirma: “Em suma, qualquer que seja o ponto de vista adotado por quem quer que seja o observador, não há como negar: o Fora do Eixo é o mais barulhento, substancioso, inventivo e, claro, controvertido fenômeno cultural da juventude da era Lula.”
Serviço
Os Novos Bárbaros – A Aventura Política do Fora do Eixo
Autor: Rodrigo Savazoni / Editora: Aeroplano e Circuito
Quando: 19 de dezembro (sexta-feira), às 18 horas
Onde: Realejo Livros (Rua Marechal Deodoro, 2, Gonzaga)