
De acordo com pesquisa realizada pelo Pew Research Center Technology em 32 países pesquisados, apenas 38% da população tem computador em suas casas. No Brasil, o índice é de 55%
Um computador com processador e aparência de smartphone (até com os ícones de apps, que funcionam até quando não se está conectado à internet). Essa foi a solução criada pela empresa Endless para o problema da dificuldade de uma parcela enorme da população mundial de comprar um computador.
De acordo com pesquisa realizada pelo Pew Research Center Technology em 32 países pesquisados, apenas 38% da população tem computador em suas casas. No Brasil, o índice é de 55%.
O Endless Computer, que está em fase de arrecadação de recursos no site de financiamento coletivo Kickstarter, utiliza um processador de smartphone, que além de baratear o custo de produção, deixa o computador com uma cara parecida ao aparelho celular, já conhecida entre os compradores. Além disso, o computador, que pode ser conectado à televisão, consegue funcionar off-line.
“É preciso ter em mente que os nossos usuários têm uma vida bem diferente da nossa. Às vezes eles têm acesso à internet, e outras vezes não. Por isso, desenvolvemos o computador para funcionar também off-line”, diz Marcelo Sampaio, sócio e cofundador da empresa.
Segundo a pesquisa da Pew, uma média de 24% das pessoas entrevistadas e que eram dos países emergentes usam a internet por meio smartphones
Para atender essa demanda, o computador já tem alguns aplicativos em seu sistema e que funcionam sem a conexão da internet. Os diversos apps abordam temas como sobre saúde, educação e games.
“A educação é um grande pilar para nós”, conta Sampaio. “Além do Wikipédia, também colocamos no sistema conteúdos da Khan Academy. São mais de 700 vídeos de curta duração sobre os mais variados temas”, diz ele.