
Dos diagnósticos, 0,6% foi positivo e os trabalhadores foram encaminhados para confirmação do diagnóstico e, caso necessário, tratamento na rede especializada do Sistema Único de Saúde da região
Ao todo, 692 trabalhadores portuários avulsos (TPAS) foram atendidos durante a 8ª edição da Campanha de Detecção, Prevenção e Orientação contra a Hepatite C do Órgão de Gestão de Mão de Obra do Porto de Santos (OGMO – Santos). A ação, que tem como objetivo orientar sobre formas de prevenção e tratamento para a doença, é realizada em parceria com a ONG Grupo Esperança.
Os atendimentos aconteceram entre os dias 13 e 17 de abril no Posto de Escalação 3. Durante este período, os trabalhadores portuários avulsos (TPAs) passaram pela testagem rápida de triagem. Dos diagnósticos, 0,6% foi positivo e os trabalhadores foram encaminhados para confirmação do diagnóstico e, caso necessário, tratamento na rede especializada do Sistema Único de Saúde da região.
Feira da Saúde
Este ano, a edição da Campanha contou com uma novidade, a Feira de Saúde, em parceria com a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Santos e as áreas de Psicologia, Serviço Social e Saúde da Unifesp.
Foi realizada no primeiro dia, na segunda-feira de 13 de abril, com diversas orientações e ações aos trabalhadores portuários avulsos. Ao todo, foram 132 doses de vacinas aplicadas, 102 orientações no Estande de Zoonones, 87 no Estande Dengue, 55 na Oficina de Estresse e 52 pessoas realizaram aferição de pressão arterial.