Ao observar um casal apaixonado nas ruas, de mãos dadas e sorrisos de orelha a orelha, muitas pessoas se lastimam: “porque meus namoros nunca dão certo?”. Para alguns, relacionar-se pode parecer complexo, até porque lidar com as particularidades do outro ser não é uma tarefa fácil. Em comemoração ao Dia dos Namorados, a psicóloga e terapeuta de casais, Marcia Atik, dá algumas dicas para manter o relacionamento sadio, feliz e próspero.
Na internet, surgem muitas dicas e textos ditando o que fazer (ou não fazer) para que o namoro dê certo, mas Marcia acredita que não existem fórmulas mágicas, afinal cada casal é constituído por dois universos. “É fundamental que os pares respeitem a individualidade, os sonhos e as circunstâncias do outro”, ressalta a psicóloga.
A dica da Marcia serve até mesmo para evitar que o relacionamento esfrie com o passar do tempo. Ela explica que para qualquer relacionamento crescer e evoluir deve existir dinamismo. “Como todo ser vivo, o relacionamento tem fases boas e ruins, mas se trabalhadas e aproveitadas podem servir de constante aprendizado para o casal”.
Conflitos são comuns na vida a dois. Alguns até mesmo alegam que relacionamento saudável é aquele onde as duas partes não concordam com tudo a todo o momento. Mas para estas situações não se tornarem frequentes é necessário manter o respeito sobre a opinião do próximo.
A grande vilã
As redes sociais são grandes vilãs de algumas relações da atualidade, já que muitos utilizam a internet para expor diariamente suas particularidades.
Como consequência, surge o ciúme, principal pivô pelos términos na relação. “Infelizmente o tolo e primitivo ciúme é o principal motivo pelo qual os namoros acabam. São ciúmes mal elaborados que não significam cuidado e preocupação, mas sentimento de posse e controle”, diz a profissional.