Clima de Fla-Flu | Boqnews

Ponto de vista

13 de julho de 2015

Clima de Fla-Flu

Ao completar 25 anos na próxima sexta (17), o Estatuto da Criança e do Adolescente vive seu momento mais crucial. Especialistas que atuam na questão do menor o defendem enquanto a maioria dos brasileiros quer mudanças, a medida que as penas concedidas aos menores infratores são consideradas brandas para a grande maioria da população.

E é neste sentido que o tema volta à baila. Afinal, após décadas engavetada no Congresso, a proposta sobre a redução da maioridade penal sofreu uma derrota no primeiro round, por apenas cinco votos, mas deu a volta por cima após uma remodelação, que excluiu os casos de tráfico de drogas – o maior problema entre os jovens infratores – e de roubo qualificado.

Apesar de ser uma proposta mais tênue que a anterior, deve-se salientar que há uma frente de parlamentares, capitaneada pelo deputado Beto Mansur (PRB), que pretende convencer os senadores para reavaliar e retomar à proposta original e assim dar voz aos ‘anseios da população’ ao projeto, anteriormente negado, voltar à Câmara repaginado. O risco é elevado de uma reviravolta.

É incrível como o tema virou palco de um autêntico Fla-Flu ou Corinthians e Santos nas redes sociais. Pesquisas de opinião pública revelam que 9 em cada 10 brasileiros querem a redução da maioridade, mas os que atuam no meio, além de instituições como a Igreja Católica, OAB, pesquisadores e profissionais da área, têm uma visão totalmente distinta.

Fica claro, portanto, que nosso sistema prisional é reflexo da falência do Estado e não há condições da convivência entre adultos e adolescentes no mesmo espaço físico. Não será na cadeia que haverá qualquer chance de recuperação. Ao contrário.

Por sua vez, a ideia de restringir a uma terceira organização (no caso de São Paulo, há a Fundação Casa para menores e as penitenciárias para maiores) para abrigar os menores que tenham cometidos crimes hediondos pode soar afável no papel, mas exigirá mais investimentos e capacidade para lidar com este novo cenário. Nada se fala em trazer alternativas e novas perspectivas aos jovens. Preocupa-se com a causa, não o efeito.

Deve-se lembrar que nem aqueles que deveriam estar cumprindo medidas socioeducacionais previstas no ECA cumprem o tempo previsto. Levantamento do Ministério Público paulista apontou que dos 4,4 mil atos infracionais, quase 53% foram por roubo circunstanciado, que costuma envolver uso de arma ou restrição de liberdade da vítima.

Integrante do Ministério Público Democrático, o promotor Tiago Rodrigues traz dados importantes. Ele analisou 1.552 casos da Fundação Casa e descobriu que apenas um único adolescente cumpriu o período máximo de 36 meses de privação, conforme previsto no ECA. E só oito permaneceram por dois anos. A grande maioria permanece por 10 meses. Assim, qual a garantia que a pena seja efetivamente cumprida? Indagação importante, pois não basta jogar este assunto para a torcida, pois o tema exige maior seriedade dos parlamentares.

Fernando De Maria
A opinião manifestada no artigo não representa, necessariamente, a opinião do boqnews.com

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.