
Além o inglês, outras línguas são oportunas para estudos. O espanhol pode abrir horizontes pelo mercado de trabalho na América Latina. O alemão, vista com certo receio pela dificuldade de aprendizado, é outra opção valiosa, já que a economia da Alemanha é uma das mais sólidas do planeta
Em tempos de crise financeira, toda a procura e forma de aprimorar o conhecimento são válidas. Uma boa alternativa para obter um diferencial entre os concorrentes é o estudo de idiomas. O inglês é a chamada “língua universal”, portanto, a conquista de um almejado lugar no mercado de trabalho passa, quase que obrigatoriamente, pelo aprimoramento da língua inglesa.
A coordenadora da Wizard escola de idiomas, Cristina Cardoso, comenta sobre a importância de um segundo idioma. “Dependendo do emprego, o inglês se torna fundamental e não um diferencial”.
Ao começar os estudos, o medo de não conseguir entender e falar outro idioma é comum. Cristina diz que a exposição às músicas, jogos e práticas do país nativo são importantes no aprendizado. “Há o método para a melhor preparação do aluno, mas ele precisa praticar. Duas horas semanais não são suficientes para entender”.
Por abrigar o maior porto da América Latina, Santos recebe pessoas e empresas do mundo inteiro. Cristina afirma que uma pessoa bilíngue tem mais oportunidades de adentrar nesta área. “Temos muitas marcas internacionais no setor portuário, na área de logística, e notamos um crescimento na demanda das nossas escolas no interesse dos estudantes aos idiomas nativos dessas instituições, principalmente o alemão e o mandarim”.
Outro ponto característico é o turismo. Na temporada, aparecem vagas de empregos e o conhecimento em idiomas é essencial para agarrar a oportunidade, já que será preciso lidar com pessoas dos mais variados lugares do mundo.
Aprendizado na infância
O estudo quando criança facilita o entendimento de novas linguagens. Cristina comenta que o público infantil tem maior compreensão, tornando o processo mais rápido. “Sendo alfabetizados de forma bilíngue, eles aprimoram ainda mais o dialeto”.
Terceiro Idioma
Além o inglês, outras línguas são oportunas para estudos. O espanhol pode abrir horizontes pelo mercado de trabalho na América Latina. O alemão, vista com certo receio pela dificuldade de aprendizado, é outra opção valiosa, já que a economia da Alemanha é uma das mais sólidas do planeta.
O mandarim, lingua oficial de China, é a tendência da década. Com o crescimento intenso da economia do país asiático, o mercado de trabalho ainda carece de profisisonais com conhecimento desta linguagem.
O francês é tido como uma lingua “apaixonante”. E com o conhecimento do idioma, o estudante pode desfrutar de oportunidades na Europa.
Segundo a diretora da Aliança Francesa de Santos, Maria de Lourdes, o francês apresenta uma perspectiva favorável quanto ao surgimento de empregos. “Vários setores e segmentos abrem portas para pessoas com idiomas e o francês complementa a formação profissional e intelectual”.